fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Segmento de biografias cresce com grandes livros e lições valiosas

Leitura. (Foto: Pexels)

O segmento de biografias é um dos favoritos dos brasileiros e existem diversos motivos para isso. Além de apresentar aos principais passos da história de sucesso de personalidades incríveis, essas obras fornecem grandes lições de vida e aprendizados valiosos.

De acordo com dados levantados pela quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope Inteligência para o Instituto Pró-Livro (IPL) em 2015 e realizada a cada quatro anos, cerca de 35 milhões de brasileiros consomem obras de memórias e biografias – número equivalente a quase 40% do universo de leitores.

Segmento é um dos que mais cresce
Segundo dados da Nielsen Bookscan, o lançamento de livros de memórias em 2017 fez o segmento disparar em vendas no país e crescer 23,4% em relação a 2016, com uma alta de 8% no número de exemplares vendidos. Para fins de comparação, o setor de livros como um todo cresceu apenas 6%.

A tendência de crescimento continuou nos últimos anos e a quinta edição pesquisa da IPL revelou que ainda que o Brasil tenha perdido parte dos seus leitores, a média de livros lidos por eles aumentou de 4,54 para 4,95.

Além disso, cerca de 54% do público feminino se identifica como leitora, frente a 50% do público masculino, e impressionantes 82% dos entrevistados afirmaram que gostariam de ter lido mais, o que indica que os números devem crescer nos próximos quatro anos.

Diversas biografias fizeram sucesso entre os leitores nacionais e abaixo será possível conhecer algumas das mais recomendadas para qualquer leitor que queira ingressar nesse fenômeno.

(Foto: Pexels)

Diversas opções de livros para os interessados

Atualmente o blackjack, especialmente o blackjack em sua versão online, é muito popular e jogado em todo o mundo, mas isso nem sempre foi assim e um dos grandes responsáveis pela popularização do jogo foi Edward Thorp.

Matemático de formação, Thorp criou uma estratégia para vencer no 21 que melhorou de forma considerável as chances dos entusiastas e tornou o jogo uma das modalidades de cassino favoritas ao redor do mundo.

Depois disso, Thorp se voltou para o mercado financeiro e novamente desenvolveu estratégias com forte inspiração na matemática que o tornaram ainda mais bem-sucedido e ajudaram a trazer a era atual de finanças quantitativas.

É possível saber sobre tudo isso de forma aprofundada na bem escrita autobiografia “Um homem para qualquer mercado”, best-seller do matemático e analista financeiro que conta com diversas lições imperdíveis para qualquer interessado nesses temas.

Leonardo da Vinci é uma das figuras mais importantes da história. Artista responsável por obras como “A Última Ceia”, “Mona Lisa” e “O Homem Vitruviano” assim como inúmeras criações e desenhos de máquinas voadores e engenhocas, Da Vinci foi um dos poucos seres humanos que foi capaz de unir ciência e arte de uma forma tão bela e harmônica.

Da Vinci desenvolvia e explorava suas habilidades artísticas e científicas de forma constante com a ajuda de diversos benfeitores, sendo que os investimentos deles possibilitaram que tivesse tempo para estudar de forma aprofundada disciplinas tão distantes quanto geologia e anatomia.

Felizmente, esse verdadeiro gênio da Renascença costumava manter inúmeras notas documentando seu progresso, o que, juntamente com descobertas de pesquisadores, possibilitou que o escritor Walter Isaacson montasse “Leonardo da Vinci”, uma das melhores e mais completas biografias já escritas.

Ex-editor da prestigiada revista Time e conhecido por suas biografias excelentes de Benjamin Franklin e Steve Jobs, Isaacson não apenas ilumina todas as façanhas de da Vinci, mas também leva o leitor por uma jornada inesquecível pela mente do artista.

Durante essa jornada, a biografia revela inúmeras lições da vida de Da Vinci e sua forma de pensar que são aplicáveis para a vida moderna, com destaque para a capacidade de inovar, a importância da imaginação e a disposição para sempre questionar e pensar diferente.

Existem muitas outras biografias inspiradoras que poderiam ser mencionadas, incluindo biografias de pindenses famosos que foram lançadas há poucos anos, mas “Sobre a escrita”, a autobiografia do escritor Stephen King, é uma das mais recomendadas para os entusiastas da leitura.

Tão bem escrita quanto qualquer um de seus livros e com boas e inesperadas doses de humor, a autobiografia de King apresenta o leitor toda sua experiência como escritor, desde a vida antes do sucesso até a fama como um dos escritores mais famosos e bem-sucedidos do mundo.

Vencedor dos cobiçados prêmios Locus e Bram Stoker na categoria Melhor Não Ficção, “Sobre a escrita” é tão cativante quanto prático e apresenta aos leitores diversas ferramentas para quem quer começar a escrever, além de diversas lições de vida importantes de maneira geral.

Botão Voltar ao topo