fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

CEIVAP aprova planejamento de ações para 2021 e elege nova presidente

CEIVAP realizou sua 1ª Reunião Ordinária do ano de 2020 por videoconferência, e transmissão ao vivo pelo seu canal no Youtube. (Foto: reprodução)

Na tarde da sexta-feira (2), o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) realizou sua 1ª Reunião Ordinária do ano de 2020 por videoconferência, e transmissão ao vivo pelo seu canal no Youtube. Com realização anteriormente prevista para o mês de março, o encontro teve que ser adiado, considerando o cenário de pandemia e as recomendações de prevenção ao COVID 19. Entre os assuntos principais, houve a aprovação do planejamento para execução de projetos na bacia durante o ano de 2021, que já conta com R$ 64,8 milhões comprometido em ações, e também a eleição e posse da presidência do CEIVAP, que passa a ser assumida pela representante da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do Rio de Janeiro, Ana Asti.

Ainda nesta reunião, o CEIVAP aprovou o aporte de recursos para apoio a projetos de educação e pesquisa na Bacia do Rio Paraíba do Sul no âmbito de editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e aprovou também o Programa de gerenciamento e controle de perdas em Sistemas de Distribuição de Água e detecção automática de vazamentos na rede de distribuição através do uso de inteligência artificial como nova linha de investimento de seu plano de aplicação. A pauta contou também com a apresentação das atividades do Comitês durante a gestão em 2019 e com a apresentação dos recursos desembolsados em ações e projetos no ano de 2020, e a previsão de desembolso de R$ 20,7 milhões ainda este ano com o Programa de Tratamento de Águas Residuárias III (PROTRATAR) e outros projetos.

Atuação do CEIVAP na bacia
Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, CEIVAP é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas da Bacia.

* Com informações da Assessoria de Imprensa CEIVAP

Botão Voltar ao topo