fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Federação Paulista de Atletismo lança curso de arbitragem

FPA parabeniza pelo Dia do Árbitro. (Foto: Wagner Carmo/FPA)

A Federação Paulista de Atletismo, parabeniza todos os árbitros e árbitras neste dia 11 de setembro, Dia do Árbitro Esportivo. A data foi consagrada para homenagear a categoria e está regulamentado na Lei Nº 14.485, de 19 de julho de 2007. O atletismo é uma das modalidades mais complexas por conta da diversidade e do número de provas realizadas (Campeonato Mundial são disputadas 48 provas).

As categorias dos árbitros internacionais são Nível I (podem atuar em eventos internacionais dentro do próprio país), Nível II (trabalham em eventos em países do continente) e Nível III (que atuam em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais).

Existem árbitros qualificados nos cursos que a CBAt realiza ou autoriza as federações estaduais realizar: Nível A (iniciante), Nível B (competições regionais) e Nível C (quadro nacional).

A Federação Paulista de Atletismo (FPA) consta com 702 árbitros e árbitras de atletismo registrados no Estado de São Paulo, desses, 342 são atuantes.

Entre tantos, conversamos com o Diretor de Arbitragem da FPA, Ricieri Dezem, além de professor titular de Atletismo PUCCAMP; Diretor de Esportes de Campinas – 2013; Árbitro Olímpico Rio 2016; Coordenador de Arbitragem do Pan Rio 2007 entre outros. E o professor resumiu:

O que é ser um árbitro de Atletismo
“Um bom árbitro deve possibilitar aos atletas, que se prepararam com muito trabalho para competir, todas as oportunidades de alcançar seu melhor rendimento numa competição justa. As regras da WA, que regem uma competição, devem ser aplicadas corretamente para que ninguém leve vantagem. A prioridade será sempre o atleta. Um bom árbitro deve ter: bom senso e tranquilidade para tomar decisões; alto poder de concentração, reações rápidas, atitudes decisivas e enérgicas, porém não bruscas; conhecimento e compreensão das regras e regulamento da competição; compreensão das necessidades dos atletas”, falou Dezem.

Com amplo calendário de provas a serem realizadas, a nova gestão da Federação Paulista realizará de 09 à 11 de outubro, o Curso Básico de Arbitragem em Atletismo.

Serão apenas 80 vagas, e o curso é uma oportunidade para quem deseja ingressar nesta área, já que, a tendência é um aumento na procura por árbitros e árbitras para atuar nas competições no Estado de São Paulo.

O curso será ministrado por Ricieri Dezem (CBAt nº 302 SP – Nível I) e André Luiz Negre (CBAt nº 1022 SP – Nível I). Para participar do curso é necessário ter acima de 16 anos e no mínimo cursando o segundo grau.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas neste link.

Botão Voltar ao topo