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DER-SP recebe prêmio por aplicativo que agiliza atendimento e proporciona economia para o cidadão

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) recebeu nesta quinta-feira (27/08) o Prêmio World Summit Award (WSA) 2020 na Categoria Governo e Engajamento do Cidadão. A premiação foi dada em razão do aplicativo DER Online e aconteceu no Digitalks 2020 – principal evento de negócios da economia digital e tecnologia com mais de cem palestrantes do Brasil e do mundo.

Para dar mais segurança aos usuários nas rodovias paulistas e melhorar seus serviços, o DER tem investido em inovação tecnológica desde janeiro de 2019, quando a nova gestão assumiu. O DER Online se tornou ainda mais útil nesta pandemia, pois oferece mais conforto e comodidade aos cidadãos – sobretudo pessoas com deficiência – no uso online de serviços.

Órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, o DER segue as diretrizes do Governo de SP, que tem a inovação tecnológica como um de seus pilares. Em um ano, o aplicativo realizou 250 mil atendimentos e reduziu cerca de 20 mil serviços prestados nos postos físicos do DER – na sede, em São Paulo e nas 14 diretorias regionais. Com design de fácil usabilidade e navegação intuitiva, o app permite que os proprietários dos veículos realizem procedimentos com mais agilidade e em qualquer horário.

“A inovação tecnológica é fundamental para melhorar ainda mais nossos serviços. Não vamos parar por aí”, afirma o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto. Para o superintendente do DER-SP, Paulo Cesar Tagliavini, o prêmio é o reflexo do trabalho e engajamento de toda a equipe técnica do órgão. “O serviço público tem de ser exemplo para o cidadão. O app economiza tempo e recursos financeiros dos usuários, pois eles não precisam se deslocar até o DER”, disse Tagliavini.

DER ONLINE
O DER ONLINE é um aplicativo gratuito e está disponível para celulares através Google Play, para quem tem sistema Android, e pela App Store, para quem tem sistema IOS.

O aplicativo tem como finalidade desburocratizar os serviços e facilitar a vida do cidadão. Ele reúne serviços do DER antes disponíveis presencialmente em postos de atendimento como: defesa de autuação, penalidade de advertência por escrito, indicação do condutor, recurso JARI, além de consultas sobre multas, defesas/recursos, entre outros. É mais comodidade e economia ao cidadão.

TECNOLOGIA
Além do aplicativo, o DER utiliza drones nas operações rodoviárias e investiu, no ano passado, numa central de inteligência que monitora a segurança nas estradas de todo o Estado através de mais de 700 equipamentos OCR (leitores óticos de placas de veículos) e 1.300 tablets com policiais rodoviários.

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