fbpx

Caminhos da Fé | A Padroeira e a Pandemia

Igreja Matriz de Pindamonhangaba. (Foto: Luis Claudio Antunes/Arquivo PortalR3)

Iniciaremos neste domingo, 30 de agosto de 2020, mais uma Festa em louvor à Nossa Senhora do Bom Sucesso, excelsa padroeira paroquial e municipal, que neste ano será celebrada no contexto da Pandemia, do distanciamento social, mas sem deixar de ser um momento de oração, de agradecimentos e súplicas.

A novena deste ano terá como tema: Salve Rainha, mãe de misericórdia! A cada noite, os participantes irão refletir sobre um trecho da oração da Salve Rainha, seguindo como que uma grande catequese para compreender aquilo que pronunciamos e desejamos alcançar em nossa vida.

Participar da novena, não é simplesmente manter uma tradição religiosa, , é algo a mais, que devemos estar atentos, pois estes dias são uma “ocasião propícia não somente para dar vida à praticas de piedade em honra da bem-aventurada Virgem, mas também para oferecer aos fiéis uma visão adequada sobre o lugar que ela ocupa no mistério de Cristo e da Igreja e sobre a função que nela exerce”. (Diretório para a Piedade popular, n. 189).

A novena também nos liga e nos compromete com a vida sacramental, principalmente a Penitência e a Eucaristia. Por isso, ela vai além de um ato devocional e de piedade popular, deve mexer com a nossa caminhada.
Dedicaremos neste ano, nossos louvores e súplicas, com a intercessão de Nossa Senhora do Bom Sucesso, às pessoas vítimas desta pandemia, os vivos, os falecidos, os recuperados, mas também daqueles que perderam seus empregos, dos que estão passando por necessidades materiais, espirituais e psicológicas, bem como, todas as consequências desta situação.

Desejamos que ao celebramos estes dias de intensa oração, possamos renovar o nosso compromisso de cristãos e a exemplo de Maria, a primeira e mais perfeita discípula, intensificar nosso relacionamento com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.

A vivência deste momento, reforça o papel da fé, como esperança depositada em Deus, com o auxílio da Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso. A meditação da oração da Salve Rainha será uma ocasião para entendermos que nossa fé tem um olhar vertical e horizontal, olhamos para o alto, mas não podemos fugir da realidade e procurar no ser humano que nos é próximo enxergar a presença divina, principalmente quando cuidamos da sua dignidade.

A celebração de Nossa Senhora do Bom Sucesso, se dá ainda no contexto da “Padroeira Municipal”. Eis o desafio, de não ser apenas um feriado, mas de fato uma celebração onde rezamos pelo nosso município, pelas autoridades constituídas e também por aqueles que em breve, desejam alcançar lançar-se numa candidatura, de modo, que pensem sempre no bem da cidade. Invocamos nossa “Padroeira Municipal”, para que sempre o bem comum seja uma meta estabelecida e concretizada.

Desejamos que esta novena e a festa da Padroeira nos faça pensar um pouco mais no outro, nas suas qualidades, limites e principalmente na sua dignidade de filho (a) de Deus.

A parte social
Dentre os desafios desta Pandemia, estão também as necessidades materiais de nossa comunidade paroquial. Não teremos neste ano, a tradicional quermesse, para o encontro e a convivência. Respeitando os protocolos sanitários, realizaremos no dia 12 de setembro, a Pizza da Padroeira.

Trata-se da aquisição de uma pizza semi-pronta, nos sabores de mussarela ou calabresa, ao valor de R$ 20,00 (vinte reais), cujos ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na secretaria paroquial ou ao final das missas.

Padre Kleber Rodrigues da Silva, é pároco e reitor da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pindamonhangaba-SP. Natural de São Luiz do Paraitinga-SP, é o caçula de 12 filhos. Foi ordenado padre em 15 de maio de 2004. É formado em Filosofia, Teologia, Publicidade e Propaganda e atualmente está fazendo Pós-Graduação, em Gestão Religiosa e Paroquial.

   DA REDAÇÃO | acompanhe a coluna Caminhos da Fé

Botão Voltar ao topo