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São José: reclamação sobre animais soltos cai pela metade no 1º semestre

Os equinos representam a maior parte das apreensões. (Foto: Divulgação/PMSJC)

De 1º de janeiro a 30 de junho, a Prefeitura de São José dos Campos recebeu 128 demandas feitas por munícipes que encontraram animais de grande porte em locais públicos. Houve uma redução de exatamente 50% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 256 solicitações.

Segundo o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), responsável pelo serviço de captura, a queda nas ocorrências se deve à diminuição no número de animais soltos, já que houve uma conscientização maior da população graças ao trabalho das equipes.

Desde que foi criado o serviço, em janeiro de 2019, foram recolhidos 104 animais em várias regiões da cidade. Dos 72 equinos, 29 bovinos, 2 suínos e 1 ovino capturados, 48 deles foram resgatados pelos donos.

Destinação ao abrigo

Depois do recolhimento, a Prefeitura garante a guarda, o tratamento veterinário e a alimentação dos animais. Eles recebem microchip de identificação, o que facilita a localização em caso de reincidência.

Os animais são transportados para o abrigo em veículos apropriados para resgate e apreensão, os quais estão em condições de uso e higienização, sem risco de fuga a caminho do local. O endereço não é divulgado por questões de segurança.

Para fazer o resgate, o proprietário tem prazo de 5 dias para registrar o animal no CCZ, devendo apresentar documentos, fotos e testemunhos. Após a conferência, é necessário pagar uma taxa de R$ 552,20 por cabeça, além dos encargos administrativos, como diária, transporte e registro.

Como acionar o serviço

Há um ano e meio em funcionamento, o serviço faz a apreensão de animais, estejam soltos ou amarrados. São recolhidos tanto os que sofrem maus-tratos como os demais, independente do estado – saudáveis, debilitados, feridos, acidentados ou até mesmo mortos em vias públicas.

A apreensão de animais de grande porte faz parte das ações do programa Bem-Estar Animal, implantado pela Prefeitura. Para acionar o serviço, o munícipe pode telefonar para o 156, que funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h, e domingo, das 8h às 20h. Fora desse horário, é preciso ligar para o 190, que atende 24 horas por dia, sem interrupção.

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