fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Festival Latinidades realiza edição “esquenta” em parceria com o Centro Cultural São Paulo

Cantora Nduduzo Siba. (Foto: Divulgação)

Nos dias 3 e 4 de julho, acontece a edição “esquenta” do Festival Latinidades em parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP). Pelo segundo ano consecutivo e desta vez online, no perfil do CCSP no instagram (@ccsp_oficial), espaço cultural e o Instituto Afrolatinas se unem para uma programação exclusiva com artistas da cidade de São Paulo.

A 13ª edição do Latinidades, maior festival de mulheres negras da América Latina, acontece entre os dias 23 e 27 de julho e tem como tema “Utopias Negras”. Numa edição totalmente digital via Instagram, Facebook e Youtube, o festival este ano conta com uma intensa programação com música, dança artes visuais, moda, cinema, teatro, dança, literatura, vivências, cultura LGBTQIA +, formação e muito mais.

“Nosso objetivo é evitar causar aglomerações, reafirmar a nossa responsabilidade social, sobretudo sabendo que as maiores vítimas da pandemia da Covid-19 tem sido, justamente, as pessoas negras”, afirma Jaqueline Fernandes, coordenadora do projeto.

Durante os dois dias de pré-evento, acontecem talks, contação de histórias, apresentações de música e dança no canal do Youtube do CCSP apenas com artistas da cidade de São Paulo. A programação começa às 17h30, com breve apresentação de representantes do CCSP e do Afrolatinas. Em seguida, às 18h, tem talk e apresentação de Agbara Crew, grupo infantil e juvenil de danças urbanas e de dancehall. “Mulheres no Hip Hop” é o tema do talk com Lunna Rabetti, rapper, produtora cultural, historiadora, arte educadora, atuante na cena hip hop desde meados dos anos 90.

A programação segue com discotecagem e bate papo com Odara Kadieji, uma das principais DJs da cena paulistana de música brasileira da atualidade. A apresentação é também uma breve aula sobre a história da música brasileira em diáspora, desde quando os escravizados chegaram ao Brasil e a mistura com ritmos dos indígenas colonizadores resultando no que são as diversas vertentes da música brasileira hoje abordando também o afrofuturismo e a busca pelas raízes ancestrais. O encerramento fica por conta dos shows da cantora Aisha, nova aposta da música pop, e da MC DellaCroix, multiartista e voz emergente do queer rap nacional. respectivamente, às 21h e 22h.

Já no sábado, dia 4, às 17h, a programação inicia com a contação da história de Giselda Perê acerca da identidade e cultura negra por meio de “Agbalá Conta”, uma cabaça mágica que guarda as histórias das nossas ancestralidades africanas e negra brasileira. Às 18h, o grupo Zona Agbara faz uma releitura do espetáculo “Vênus Negra”, um manual de como engolir o mundo” que teve sua estreia em 2016 e ainda continua muito atual. A performance será online.

Por fim, o segundo dia do esquenta no CCSP acaba com música, com as apresentações das seguintes artistas: Denise Alves, com o show “Vamos Falar de Amor”, com letras que abordam responsabilidade emocional e, acompanhada de sua banda, misturam black music com MPB, R&B e hip hop; Nduduzo Siba, artista sul-africana de raízes Zulu, que prepara um repertório autoral de diversos autores africanos; Jasper e a Gana, que se juntam com aconchego e intimidade da voz e violão para apresentar a conexão e afetividade virtualmente com com repertório autoral numa caminhada sonora com sabor de saudade; e Priscilla Fenics, com um repertório cheio de canções que revelam a visão feminina das ruas.

Festival Latinidades

A próxima edição do Festival Latinidades acontece, 100% digital, entre os dias 23 e 27 de julho por meio das redes sociais do Afrolatinas (instagram, Youtube e Facebook). A missão do festival é impulsionar a produção cultural e intelectual de mulheres negras formação de público capacitação empoderamento de mulheres e meninas negras

A primeira edição do Latinidades aconteceu no Distrito Federal, em 2008. Hoje, prestes a realizar a 13ª edição, o maior festival de mulheres negras da América Latina, se tornou uma plataforma de formação e impulsionamento de trajetórias, saberes e fazeres de mulheres negras nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Confira a programação completa:

Disponível no perfil do CCSP no Instagram: @ccsp_oficial

3 de julho

17h30 Abertura: Centro Cultural São Paulo e Afrolatinas

18h Talk e apresentação Agbara Crew

19h Talk “Mulheres do Hip Hop”, com Lunna Rabetti

20h Discotecagem e bate papo com a Dj Odara Kadiegi

21h Show Aísha

22h Show MC DellaCroix

4 de julho

17h Contação de Histórias, com Giselda Pêre

18h Apresentação de dança, com Zona Agbara

19h Show Denise Alves

20h Show Nduduzo Siba

21h Show Jasper e a Gana

22h Show Priscilla Fenics

Botão Voltar ao topo