
Em mais uma programação da Semana do Meio Ambiente 2020, a Prefeitura de São José dos Campos realizou na quarta-feira (17), o lançamento do Projeto “Abelhas Nativas Sem Ferrão“. A atividade ocorreu na Horta Experimental do Parque da Cidade, espaço gerido pela Divisão de Educação Ambiental.
O objetivo do projeto é conscientizar estudantes e população sobre a importância das abelhas para a dinâmica ambiental e para a biodiversidade. A educação ambiental será fundamental também para mostrar que as abelhas nativas sem ferrão são inofensivas. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Importância da polinização
Destaca-se ainda a presença dos voluntários e idealizadores do projeto que já desenvolvem ações de proteção e divulgação das abelhas sem ferrão em São José dos Campos e região.
O meliponicultor Reginaldo Silva destacou a importância de divulgar a existência das abelhas sem ferrão e sua importância para a polinização. “No Estado de São Paulo são 61 espécies nativas sem ferrão, num universo de 300 espécies sem ferrão brasileiras e a preservação delas é fundamental para proteger os biomas e a biodiversidade. É importante conscientizar as pessoas de que 80% de todo alimento cultivado depende da existência destas abelhas, portanto são necessárias para nossas vidas também”.
O produtor rural Paulo Komatsu destacou a importância da consolidação do espaço de referência em polinicultura no Parque da Cidade, para ser um centro difusor da educação ambiental em toda a cidade e também no Vale do Paraíba.
Observou também que o manejo sustentável das abelhas sem ferrão pode gerar renda com a produção de mel.
No local foram instaladas três caixas de abelha jataí para compor o roteiro de visitas de estudantes e munícipes, dentro das atividades guiadas de educação ambiental promovidas pela prefeitura.