
Com a flexibilização da quarentena, anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo, o serviço do transporte público de São José dos Campos terá uma alteração a partir desta segunda-feira, dia 1º de junho, com o aumento de linhas e viagens ofertadas. Atualmente, o serviço opera com a tabela de sábado nos dias úteis, com um reforço nas linhas de maior demanda.
Normalmente, antes da pandemia e da atual operação, o transporte público municipal transporta em média 300 mil passageiros em dia útil. No início da pandemia o serviço chegou a transportar 65 mil passageiros e atualmente tem mantido uma média de 105 mil passageiros.
O número representa cerca de 35% de demanda se comparado a quantidade de passageiros transportados antes da pandemia e ainda assim, a Prefeitura garantiu quase o dobro (60%) de oferta para a população.
Agora, em mais uma ação em conjunto com as empresas de ônibus e o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, a Prefeitura irá disponibilizar a partir de segunda-feira (1), 80% da oferta do serviço.
Vale ressaltar que, assim como a flexibilização do Governo do Estado de São Paulo, a medida é gradativa e será acompanhada diariamente para possíveis ajustes e alterações, com o foco no melhor atendimento aos usuários.
Os novos horários e itinerários estarão disponíveis no site oficial da Prefeitura, no linkhttp://servicos2.sjc.sp.gov.br/servicos/horario-e-itinerario.aspx.
Medidas de segurança
Desde o início da pandemia, a Prefeitura de São José dos Campos tem realizado uma série de ações para conter a disseminação do coronavírus – Covid 19 – e salvar vidas. No transporte público, foram distribuídas gratuitamente máscaras aos usuários dentro dos veículos e nos principais pontos do município.
Os ônibus, que já eram higienizados antes da pandemia, também tiveram e têm recebido uma higienização extra sempre nas paradas técnicas de cada linha. A Prefeitura também realizou o serviço desinfecção nos pontos de ônibus do município.
A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, reforça que os cuidados para conter a disseminação do coronavírus – Covid 19 – precisam ser mantidos, como o uso de máscaras, sempre lavar as mãos, usar o álcool em gel e evitar tocar os olhos e a boca. Não será permitida a entrada de usuários sem máscaras no transporte público.
Vale ressaltar ainda que todos os funcionários das empresas que operam o transporte público municipal receberam a vacina contra a gripe H1N1, máscaras e álcool em gel. Além disso, não há registro de funcionários contaminados pelo novo coronavírus.