fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

UPAs da zona leste de São José dos Campos recebem método que agiliza os serviços

A UPA do Novo Horizonte vai receber o modelo Lean desenvolvido pelo Governo Federal. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Duas unidades de pronto atendimento da Prefeitura de São José dos Campos estão sendo qualificadas pelo Governo Federal para receber o método Lean, que vai aperfeiçoar os serviços prestados à população. São elas as do Novo Horizonte e de Eugênio de Melo, ambas localizadas na região leste da cidade.

Em todo o Brasil foram escolhidas 50 UPAs para a implantação desse projeto, que é uma parceria com a Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, e teve início neste mês. A implantação ocorrerá dentro de 6 meses, com visitas técnicas em cada unidade. Após esse prazo, haverá outro período de igual duração para monitoramento dos resultados.

O sistema Lean tem como objetivo padronizar e organizar os processos, adotando procedimentos simplificados que potencializam os resultados. Com medidas simples e de baixo custo, o método aperfeiçoa o atendimento e proporciona a satisfação dos pacientes e profissionais envolvidos.

Tendo sido iniciado na Prefeitura em dezembro de 2018, o sistema Lean vem sendo aplicado nas unidades básicas de saúde e nos hospitais. A medida aperfeiçoou os processos administrativos, a logística de medicamentos e os programas de assistência oncológica.

Nos hospitais Municipal e Clínicas Sul, o projeto diminuiu o tempo de espera e atendimento dos pacientes. Também reduziu custos com materiais e até fez cair a taxa de mortalidade por sepse.

Já as unidades de atenção básica e secundária implantaram o round diário. Por meio dessa modalidade, a gerência compartilha, logo no início do turno da manhã, os problemas que possam enfrentar durante o dia. Assim, evita-se o impacto negativo no atendimento aos pacientes.

Botão Voltar ao topo