fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Professor da Etec de Batatais ensina conserto de respirador mecânico na internet

Voluntários confeccionam máscaras e toucas descartáveis para proteção de profissionais em hospitais e da população nas ruas. (Foto: Divulgação)

Compartilhar conhecimento foi uma das formas que o professor Luciano Patrocínio, da Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio de Pádua Cardoso, encontrou para ajudar no combate ao novo coronavírus. Por meio de um tutorial, disponível na internet, ele mostra como fazer a manutenção de respiradores mecânicos, essenciais no tratamento dos pacientes com insuficiência respiratória.

Com materiais e ferramentas de baixo custo, Patrocínio ensina a consertar algumas peças do circuito respiratório mecânico, como a válvula expiratória e o conector para traqueia. “Sempre procurei participar de campanhas solidárias porque me realizo quando posso colocar o meu conhecimento a serviço da comunidade. O desafio, desta vez, é maior. Mas, com apoio da população, empresários e entidades, vamos superar”, avalia Patrocínio, que também é coordenador do curso técnico de Mecânica.

O educador da Etec de Batatais é uma das pessoas que movimenta a corrente do bem na região de Ribeirão Preto. Fundador da ONG #Ajudar Sempre, Patrocínio utiliza as redes sociais da entidade e arrecada matéria-prima para a produção de equipamentos de proteção.

Para executar uma série de ações que visam combater a Covid-19, ele conta com a ajuda dos professores Daniel Ferrari, Miguel Montera e Rafael Oliveira, também do curso de Mecânica, além de Marco Aurélio Barbosa, do curso técnico de Marketing.

A equipe vem trabalhando desde o início da pandemia na produção de protetores faciais feitos em impressoras 3D, na manutenção de respiradores mecânicos e na confecção de toucas e máscaras descartáveis.

Solidariedade contra a pandemia

Quinhentos protetores faciais de acetato foram entregues para a secretaria municipal de Saúde e para a Santa Casa do município. Outras 500 unidades estão em produção e serão doadas às instituições de saúde de cidades da região de Ribeirão Preto. Patrocínio conseguiu também o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), que doou os suportes para 3 mil protetores faciais.

Em parceria com costureiros, foram confeccionadas 1,3 mil toucas descartáveis para uso hospitalar e 1,2 mil máscaras descartáveis, que estão sendo entregues a trabalhadores em serviços essenciais, como comércio, bancos e lotéricas. Animada, a turma de voluntários já começou um novo lote de 4,5 mil máscaras de TNT. Com essa estrutura de produção montada e à disposição dos parceiros, o professor já pensa em ajudar mais cidades da região.

Botão Voltar ao topo