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Rede municipal de ensino de Caraguá retoma ano letivo com atividades digitais e impressas

(Foto: Divulgação/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, realizou reuniões à distância para planejamento da retomada do ano letivo. O objetivo foi alinhar com as equipes escolares a organização as ações para a retomada do ano letivo, que ocorreu nesta segunda-feira (27), de forma não presencial.

Serão disponibilizadas atividades digitais e impressas para todas as etapas educacionais – Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação para Jovens e Adultos (EJA). A resolução que reorganiza o calendário escolar e estabelece os trabalhos a distância foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 22 de abril.

A secretária Márcia Paiva explicou que devido ao risco de transmissão do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação optou, pela primeira vez, por promover os encontros à distância com os professores.

“Foram reuniões importantes para que as equipes reavaliassem as atividades que serão realizadas de forma remota. O momento também serviu para que as equipes gestoras pudessem estabelecer com os demais profissionais os melhores canais de comunicação, para restabelecimento das rotinas e agenda da escola. Além de organizar atividades pedagógicas não presenciais, precisamos garantir que os serviços cheguem até a população. Organizamos um regime de revezamento entre os servidores das unidades”, disse.

Todos os docentes participaram das reuniões de replanejamento a distância, de acordo com a sua carga horária. A equipe escolar deverá controlar a participação, especialmente nos momentos coletivos, mediados por tecnologia digital.

Caso não possua recurso tecnológico, o professor poderá utilizar os meios digitais disponíveis na unidade escolar. Neste caso, serão adotadas medidas para que não haja aglomeração e seja

os protocolos de higiene e segurança já estabelecidos para evitar a proliferação do coronavírus.

Férias e recessos antecipados

As atividades presenciais na rede municipal foram suspensas no dia 16 de março por tempo indeterminado. Por conta disso, a Seduc antecipou os períodos de férias e recesso tanto dos alunos quanto dos professores e o primeiro bimestre não termina neste mês de abril.

Ferramentas para atividades remotas

Para garantir o aprendizado dos alunos, mesmo no período de aulas presenciais suspensas e não comprometer o ano letivo, a Secretaria de Educação desenvolveu o site educativo http://www.educacaocaraguatatuba.com.br/ como ferramenta de aprendizagem, disponibilizando atividades para todas as etapas e modalidades de ensino para o período de recesso escolar e link das páginas de cada unidade escolar.

Além do site oficial, as unidades escolares passarão a disponibilizar atividades em suas páginas no Facebook e a oferecer comunicação através de canais digitais (e-mail, facetime, class, WhatsApp, entre outros), para que os alunos possam tirar dúvidas, receber notificações sobre o cronograma de atividades escolares, horários coletivos de estudos online, etc.

Durante o período de atividades remotas os professores também poderão ministrar aulas ao vivo, possibilitando interação entre os alunos.

O município foi convidado a participar da adesão ao material da rede estadual para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais), com o uso da plataforma do Centro de Mídias da Educação de São Paulo.

A previsão é de que o acesso aos professores seja disponibilizado no decorrer da semana. Após isso, a ferramenta e a programação da TV no canal aberto 3.2 ou 3.3 também será utilizada.

Materiais pedagógicos

Aos alunos que não dispõem de acesso à internet para acompanhamento das atividades remotas, será disponibilizado material impresso. As orientações para retirada serão organizadas pelas unidades escolares.

Retorno gradual das aulas presenciais

O governador João Dória, divulgou na sexta-feira (24), que o retorno das aulas da rede pública e privada pode acontecer de forma gradual e escalonada a partir de julho, seguindo um sistema de “rodízio” que será adotado pelas escolas.

Para alunos de creches e unidades de educação infantil, o retorno pode ser antecipado, inicialmente com atendimento restrito para mães trabalhadoras. Serão adotados protocolos diferenciados para educação infantil, por não ser possível determinar para crianças ou bebês o distanciamento, por exemplo, de um metro.

De acordo com o Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, após a retomada gradual, haverá rodízios de estudantes, pois atualmente as classes são compostas por até 35 estudantes e, com essa quantidade, não seria possível manter o distanciamento recomendável de um metro. Desta forma, parte dos estudantes irá em um dia para a escola, enquanto outra parte realiza aulas remotas. A estratégia será adotada até que seja possível chegar em um nível de liberação total.

O cronograma depende de aval do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo. A previsão é de que os detalhes sejam divulgados no dia 08 de maio, quando o governo do estado divulgará o plano de saída gradual da quarentena, chamado de “Plano São Paulo”.

As datas de retorno poderão ser diferentes entre as regiões do Estado. As escolas municipais e particulares devem seguir a orientações de retorno gradual, com foco em diagnóstico e estratégia de acolhimento, reforço e recuperação.

“A retomada será feita de maneira controlada, zelando pela saúde e segurança da comunidade escolar e da sociedade”, afirmou Rossieli.

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