fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Criado e cuidado por mulheres, Lar se dedica ao cuidado de idosas em Aparecida


No Dia Internacional da Mulher, Lar Nossa Senhora Aparecida é exemplo de acolhida e aposta no amor para curar solidão. (Foto: Thiago Leon)

Um lugar fundado por uma mulher, conduzido por mulheres e que se destina ao atendimento exclusivo de mulheres. Assim é o Lar Nossa Senhora Aparecida, criado por Santa Paulina há quase 100 anos, em Aparecida (SP). Mantido pelo Santuário Nacional, o espaço, destinado ao acolhimento e moradia de idosas, atualmente conta com 43 senhoras que recebem atendimento médico e religioso de forma humanizada.

Para zelar pelo local e por suas moradoras, 45 profissionais especializadas, todas mulheres, se dedicam ao cuidado das atendidas. Entre elas, estão as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, responsáveis pela gestão do espaço. Elas seguem os passos de sua fundadora, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, religiosa ítalo-brasileira que criou o espaço em 1923.

“Santa Paulina, na sua simplicidade, pegou todas aquelas que eram rejeitadas pela sociedade e as colocou em um Lar. Esse Lar cresceu e fez essas mulheres se sentirem bem, acolhidas, respeitadas em sua dignidade. Hoje continuamos fazendo este trabalho com o mesmo carinho de Santa Paulina, resgatando a dignidade dessas mulheres”, conta a Irmã Maria de Lourdes Ribeiro, religiosa que trabalha no Lar.

No espaço, as idosas recebem atendimento médico e religioso 24 horas por dia. Ao longo do dia elas participam de atividades com profissionais especializados visando a manutenção da condição física, já que o local atende senhoras de diversas idades, desde a mais nova, com 68 anos, até a mais idosa, com 101.

“Queremos que estas idosas se sintam em paz, com amor e ternura. Não com tristeza e abandono. Pelo contrário, que se sintam bem, saibam rezar, amar e sorrir, porque o amor destrói tudo o que é ruim”

Localizado ao lado da Basílica de Aparecida, o Lar é um entre os outros projetos sociais, Obras Filiais e convênios filantrópicos mantidos pelo Santuário Nacional. As iniciativas promovem a vida desde a gravidez, com o Projeto Colinho de Mãe, até a terceira idade, com o Projeto Trilhas do Viver e o Lar Nossa Senhora Aparecida.

Botão Voltar ao topo