fbpx

Campos do Jordão decreta situação de emergência

(Foto: Divulgação/PMCJ)

A partir deste sábado (21), a Prefeitura de Campos do Jordão está suspendendo o funcionamento de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e comércio em toda a cidade, por 30 dias. A medida pode ser revista a qualquer tempo, mas a princípio vale até o dia 19 de Abril.

O anúncio foi feito pelo Prefeito Fred Guidoni e pelo Secretário Municipal de Saúde Márcio Stievano, durante transmissão ao vivo, pela página da Prefeitura no facebook, na tarde de quinta-feira (19).

O Decreto de Situação de Emergência n° 8.106, de 19 de março de 2020, foi editado em consonância com as autoridades nacionais e estaduais de saúde e visa diminuir a circulação de pessoas na cidade, evitando desta maneira a propagação do vírus.

“Esta é uma medida que visa proteger a população e evitar a propagação da Covid-19, antecipando ações, na pré-temporada, para que a cidade possa voltar, em breve, a oferecer todas as suas atrações e belezas naturais, aos quase 5 milhões de visitantes que recebemos anualmente”, afirma o prefeito Fred Guidoni.

O prefeito afirma que a prioridade agora é salvar vidas e evitar o colapso do sistema de saúde.

“Temos que reagir agora, não cometendo os mesmos erros que outros países, para que possamos, depois, colher os frutos e salvar vidas. Estamos todos juntos, diante da maior crise de saúde que a nossa geração já viu. É com solidariedade, unindo esforços, como uma só comunidade, que vamos enfrentar e vencer, mais este desafio”, disse.

O Decreto traz ainda uma série de medidas que disciplinam o funcionamento da saúde municipal e das secretarias municipais. As medidas foram pensadas e tomadas, apenas, após ouvidos inúmeros especialistas. Campos do Jordão conta hoje com 20 casos suspeitos da doença.

O descumprimento de quaisquer medidas previstas neste Decreto implicará na cassação da licença de funcionamento do estabelecimento infrator.

Confira o que muda:
1- Comércio
Determina a suspensão de atendimento ao público, em todo o comércio, com exceção dos estabelecimentos de serviços essenciais como farmácias, supermercados, açougues, quitandas, frutarias, lojas de conveniência, Mercado Municipal (a exceção dos boxes que funcionam como bares e restaurantes), distribuidoras de gás e água. Supermercados deverão ter horários especiais para idosos. Os comércios devem usar o sistema online e de entrega de produtos.
Academia, igrejas e casas noturnas também tem determinação interrupção de atendimento público a partir de sábado.

2 – Bares, Restaurantes e similares
Interrupção de atendimento ao público, a partir do dia 21. Os estabelecimentos podem e devem incentivar o comércio delivery, para pedidos de refeição e demais produtos.

3 – Turismo
Determinação de que todas as reservas realizadas para o próximo mês em hotéis, pousadas e similares em Campos do Jordão, sejam remarcadas. A determinação é de suspensão do serviço de hospedagem a partir de segunda-feira (23).

4- Prefeitura
Fechamento dos serviços de atendimento ao público que passam a ser on line, a partir de segunda-feira (23). A Prefeitura divulgará na sexta (19) os telefones e e-mails de comunicação de serviço e detalhará serviços de apoio e assistencial, onde o cidadão poderá fazer as solicitações.

5- Saúde
O Decreto permite que espaços culturais, centros de lazer e esportivos possam ser requisitados pela Saúde. O primeiro será o Centro de Convivência do Idoso Wilma Jundi Dubieux que passará a atuar como uma unidade de saúde exclusiva para idosos, a partir de segunda-feira (23).

O Decreto ainda prevê a instalação de mais leitos e a compra de insumos para a saúde, a aquisição de equipamentos de proteção individual EPIs para profissionais de saúde; a ampliação do número de leitos para os casos mais graves; a antecipação da vacinação contra gripe.

No site da Prefeitura, a partir de amanhã, estarão editadas orientações para a prevenção ao novo coronavírus para caseiros, empregados domésticos, taxistas e motoristas de aplicativos, empresa e indústrias, comércios e supermercados.

Botão Voltar ao topo