publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Além do futebol: livros sobre outros esportes para conhecer

Bernardinho. (Foto: Fernando Frazão)

A literatura esportiva é rica em variedade e história. Muito mais do que livros que contam a tradição do futebol, esporte mais popular do planeta e assunto preferido dos brasileiros, há várias outras obras referentes a diversas modalidades que se tornaram best-sellers no mundo.

Neste artigo, separamos alguns dos melhores livros sobre esportes além do futebol para o leitor conhecer.

A Luta

Em 1974, um evento esportivo virou manchete em todos os noticiários. A luta entre Muhammad Ali contra George Foreman ficou conhecida como a “maior luta do século XX” e o jornalista Norman Mailer fez questão de retratar todo contexto envolvendo o embate realizado no Zaire.

Mailer, estadunidense que venceu dois Prêmios Pulitzer, traz um relato magnífico sobre as tensões políticas envolvendo a luta entre Ali e Foreman e toda expectativa que girava ao redor de dois dos maiores boxeadores de seu tempo.

Ali, que teve seu título mundial retirado por se recusar a lutar no Vietnã, teve uma das mais inesquecíveis performances de sua brilhante carreira em confronto contra Foreman. É um livro que vale a pena – ainda mais sob a ótica de um jornalista extremamente renomado que marcou história no século passado.

Transformando Suor em Ouro

O que é preciso para chegar ao topo de sua profissão? Nesse livro, o ex-técnico da seleção masculina de vôlei Bernardinho mostra que o segredo para o sucesso é pautado por trabalho duro e muita dedicação.

“Transformando Suor em Ouro” é uma aula sobre como o leitor pode se inspirar nas incontáveis horas de trabalho de Bernardinho para montar uma seleção campeã olímpica e que ganhou vários títulos ao longo de quase duas décadas.

Além dos ensinamentos de Bernardinho sobre atingir o seu potencial máximo no trabalho, ele mostra com exemplos claros como utilizava a capacidade de gerir o grupo de jogadores em prol de um bem maior — a vitória. Com o dom de Bernardinho de fazer com que os seus atletas sacrificassem o lado pessoal para enaltecer o coletivo, esta é uma leitura imperdível.

Harrington no Hold’em

Para entender mais sobre o viés estratégico do esporte, poucos livros são melhores do que “Harrington no Hold’em”. Obra que enfatiza como o estudo é fundamental nessa modalidade da mente, Dan Harrington dá uma aula sobre perspicácia e inteligência esportiva.

Um dos melhores competidores de todos os tempos, o veterano estadunidense é muito conhecido pelos seus feitos nas mesas — principalmente na vitória no Main Event do World Series of Poker (WSOP) 1995, torneio que é conhecido como a “Copa do Mundo do Poker”.

Livro que se encaixa entre os mais expressivos em estratégia no poker, não é preciso nem mesmo ter um conhecimento profundo da modalidade para entender os ensinamentos de Harrington.

Através de algumas analogias e exemplos práticos, o competidor exemplifica com clareza como o jogo de xadrez que acontece dentro de uma partida de poker é algo brilhante e que encanta quem está dentro e fora do confronto.

Moneyball

Michael Lewis. (Foto: Leaders Event)

Em uma das obras esportivas mais conhecidas das últimas décadas, “Moneyball”, escrito por Michael Lewis, é um exemplo sobre como a criatividade pode ser uma arma fundamental na hora de competir contra adversários com mais recursos.

Este livro conta a história de Billy Beane e a sua fase como diretor-geral do Oakland Athletics, time de beisebol da Major League Baseball (MLB). Ao utilizar as estatísticas avançadas como seu principal método na montagem da equipe, Beane foi capaz de montar uma das equipes mais competentes do início da década de 2000 com o menor orçamento da liga.

Sem dinheiro para contratar as principais estrelas, Beane não teve receio de ser criativo e sua estratégia, apesar de não ter rendido um título para os Athletics, se tornou posteriormente utilizada por outros diretores da MLB.

Oscar Schmidt: 14 Motivos Para Viver, Vencer e Ser Feliz

Maior cestinha da história do basquete, Oscar Schmidt é dono da seguinte frase: “Tenho certeza que ninguém treinou mais que eu!”.

Sempre focado na disciplina e ética de trabalho, Oscar é um exemplo para muitos jogadores de sua geração e também de outros que vieram depois — como é o caso do falecido Kobe Bryant, que tinha uma relação de amizade com o brasileiro.

No livro “Oscar Schmidt: 14 Motivos Para Viver, Vencer e Ser Feliz”, o jogador relata todas as suas maiores conquistas da carreira e como conseguiu atingir tanto sucesso através de treinos exaustivos.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Assim como o livro de Bernardinho, nesta obra o ex-jogador de basquete enaltece a disciplina como um dos maiores pilares para uma vida de sucesso profissional.

Botão Voltar ao topo