fbpx

Hospital Regional em Taubaté promove ação com a comunidade pelo Dia do Rim

Trabalho focado na conscientização é desenvolvido pelo Centro Estadual de Tratamento de Doenças Renais, unidade do HR referência no atendimento renal. (Foto: Pixabay)

Para marcar o Dia Mundial do Rim, comemorado sempre na 2ª quinta-feira do mês de março, o Centro Estadual de Tratamento de Doenças Renais do Vale do Paraíba, em Taubaté, irá promover uma ação preventiva à comunidade. O evento acontece nesta quinta-feira (12), resultado de uma parceria com o Taubaté Shopping.

Com o tema ‘Ame seus Rins’, a ação irá oferecer os exames preventivos de aferição de pressão, teste de glicemia e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), bem como orientações sobre os fatores de risco para Doença Renal Crônica, trabalho conduzido pelas Equipes Médica, de Enfermagem e Nutrição do HR.

“Este é o 5º ano consecutivo que realizamos o evento de orientação sobre a necessidade de dosar a creatinina no sangue para verificar como estão os rins, pincipalmente nos pacientes com fatores de risco. O objetivo é justamente trazer orientações médicas e nutricionais visto a gravidade da doença, complementando as atividades já realizadas no dia a dia tanto pelo HR quanto pelo Centro Estadual”, explica o Coordenador do Serviço de Nefrologia do HR, Dr. Eduardo de Paiva Luciano.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em 2019, a estimativa era de que 850 milhões de pessoas no mundo tivessem doença renal decorrente de várias causas. Ainda segundo a SBN, a enfermidade causa, pelo menos, 2,4 milhões de mortes por ano, apresentando uma taxa crescente de mortalidade.

O evento do Dia Mundial do Rim é gratuito. A ação desta quinta-feira (12/03) ocorre das 10h às 18h, na área de expansão do Taubaté Shopping. O endereço é a Av. Charles Schnneider, 1700 – Vila Costa, em Taubaté.

Sobre o Centro Estadual de Doenças Renais
O Centro Estadual é vinculado ao HR e é uma referência do Governo do Estado de São Paulo para o tratamento conservador da Doença Renal Crônica (DRC), ou seja, o paciente que ainda não progrediu para Diálise. O objetivo é dar suporte multidisciplinar a estes pacientes, em sua grande maioria, com Diabetes e Hipertensão Arterial, garantindo a reversão de um quadro agudo ou um retardo na progressão para a Diálise, no caso crônico.

Em 2019, a Unidade realizou 16.194 atendimentos, que englobam consultas médicas e multidisciplinares. Atualmente, 2.100 pacientes passam por acompanhamento no CETDRVP.

Botão Voltar ao topo