Caritas SP e Projeto Lince elaboram vídeo informativo para pessoas refugiadas

A Caritas SP, em parceria com o coletivo multimídia Projeto Lince, lançou um vídeo informativo para exibição na sala de recepção. (Foto: reprodução

O Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo lançou, em parceria com o coletivo multimídia Projeto Lince, um vídeo informativo que será exibido na recepção da instituição.

Elaborado em três idiomas (espanhol, inglês e francês), o vídeo reúne informações sobre o trabalho do Centro de Referência para Refugiados, apresenta endereços e serviços úteis a pessoas em situação de refúgio (e solicitantes de refúgio) e dúvidas básicas sobre documentação. “Pensamos em um vídeo que tivesse clareza para as pessoas que estão esperando, para que já tenham as informações importantes para o atendimento. Isso facilita a vida da pessoa e também o serviço da equipe da CASP”, comenta Francisco Arlindo Alves, do Projeto Lince.

No último ano, a parceria entre a Caritas SP e o Projeto Lince rendeu uma oficina sobre divulgação do próprio negócio no Facebook e Instagram, voltada a pessoas em situação de refúgio e solicitantes de refúgio, e uma instalação multimídia e interativa, apresentada no evento Portas Abertas da CASP, que reuniu depoimentos de pessoas refugiadas. “O Lince já atuava bastante nas periferias [de São Paulo] e essa parceria abriu outra frente muito rica. Conhecer a experiência dessas pessoas que se deslocaram de seus países por diversas razões abriu a possibilidade de pensarmos em outras vertentes para o nosso trabalho”, completa Francisco.

Para 2020, a ideia é elaborar uma versão em árabe do vídeo informativo, além de eventuais atualizações das informações exibidas. Confira a versão em português do material elaborado pelo Projeto Lince e pelo Centro de Referência para Refugiados das CASP:

Botão Voltar ao topo