fbpx

Palácio Boa Vista em Campos do Jordão recebe exposição Móveis, Modos e Modas

Visa do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. (Foto: Luis Claudio Antunes/Arquivo PortalR3)

O Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, recebe, a partir de 21 de fevereiro até 26 de abril, a exposição “Móveis, Modos, Modas”, que fala das transformações sociais ocorridas entre os séculos XVII e XX por meio de peças do mobiliário francês, espanhol, italiano e brasileiro que integram o Acervo dos Palácios. Ao contar a história de suas origens, usos, e estilos é possível retratar as mudanças no pensamento político e religioso, e nos ciclos econômicos do período.

O destaque da exposição fica por conta da alta qualidade das peças – nas quais foram empregados métodos e técnicas artesanais -, fruto do trabalho minucioso de artesãos marceneiros cujos modelos de produção perderam espaço para a fabricação industrial em escala. “O tempo da sociedade de hoje é marcado pela competitividade e pela rapidez de execução, muito diferente de outrora”, descreve Ana Cristina Carvalho, Diretora do Acervo dos Palácios e curadora da mostra.

O longo processo de produção desses móveis no passado restringiu o número de peças. Por isso, a importância dos raros exemplares que compõem o Acervo dos Palácios. “Eles retratam a cronologia dos fatos e refletem as mudanças nos modos de vida no Brasil, especialmente em São Paulo”, conta Ana Cristina.

Carnaval Modernista no Palácio Boa Vista – Para os pequenos!

Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, as crianças farão uma atividade lúdica no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. Depois de ver a obra “Dança de negros” de Paulo Rossi Osir e ouvir a música “O samba da minha terra” de Dorival Caymmi vão conversar sobre a vontade dos modernistas de representar as tradições brasileiras e depois vão soltar a imaginação e, inspirados pelo carnaval, desenhar suas músicas favoritas!

Palácio Boa Vista
Local: Avenida Adhemar de Barros, 3.001, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão/SP.
Visitas: de quarta-feira a domingo, das 10h às 12h, com permanência até as 12:30, e das 14h às 17h, com permanência até as 17:30.
Todas as visitas são acompanhadas por educadores.
Entrada gratuita.

Botão Voltar ao topo