fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Treinamento sobre controle biológico de brocas da bananeira acontece na APTA em Pinda

Evento é voltado a pequenos produtores e visa fortalecer potencial sustentável da região. (Foto: Pixabay)

Bananicultores da região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, receberão treinamento do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) sobre como combater as brocas que atacam a bananeira utilizando controle biológico. O evento, organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Biológico (IB) e Polo Regional Vale do Paraíba, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA-SP), irá transferir conhecimento aos pequenos produtores visando a aplicação do método no manejo destas pragas.

O coordenador da APTA, Antonio Batista Filho, conta que a bananeira tem grande importância no Vale do Paraíba, sendo uma das principais atividades agrícolas da região, e que a incidência das brocas é um problema importante. “É uma região que tem vocação para a questão ambiental, portanto, nada mais lógico do que promover a educação dos pequenos agricultores com relação ao uso do controle biológico”, diz Batista Filho. De acordo com ele, isso motivou a ideia de trazer o tema para o Programa. “O Prosaf é a ida até o produtor, levando a experiência de nossos pesquisadores a respeito de métodos de controle biológico”, complementa.

Brocas: conhecer para manejar

Estão previstas atividades teóricas e práticas junto aos produtores. As palestras serão proferidas por Batista Filho e por Hélio Minoru Takada, diretor do Polo Regional Vale do Paraíba da APTA, e abordarão as características biológicas das brocas que acometem os bananais, com destaque para a broca da banana (Cosmopolites sordidus), que é uma praga disseminada no mundo todo, e a broca-do-olho-do-coqueiro (Rhynchophorus palmarum), mais restrita, mas já detectada na região. Também serão explicados os métodos de controle com o uso de fungos entomopatogênicos (inimigos naturais que causam a morte das pragas) e haverá demonstrações sobre como fazer sua correta utilização. “Para ambas as brocas iremos apresentar as alternativas de controle biológico desenvolvidas. São tecnologias já testadas por pesquisadores da APTA e bem estabelecidas”, assegura o coordenador da Agência. “O foco do treinamento será o manejo da broca na agricultura familiar, mostrando a preparação dos fungos, como se aplica, a avaliação da presença do inseto e quando deve-se fazer a aplicação, de acordo com o número de indivíduos capturados nas iscas”, finaliza Batista Filho.

Sobre o Prosaf
Lançado em 2009, o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) já auxiliou cerca de 2.500 produtores rurais paulistas a melhorarem a sanidade vegetal e animal em suas propriedades. Com ações de curto, médio e longo prazo, os pesquisadores da APTA identificam as pragas e doenças que ocorrem nas propriedades e propõem técnicas de manejo para melhorar a produção. Resultado: aumento da renda, melhoria na qualidade dos produtos ofertados aos consumidores, redução do uso de produtos químicos e produção com sustentabilidade.

O programa, coordenado pelo IB, é realizado em parceria com as unidades regionais da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA-SP), prefeituras municipais, associações de produtores e cooperativas.

Serviço
Programa de Sanidade em Agricultura Familiar – Broca da bananeira: manejo e controle biológico
Data: 28 e 29 de janeiro de 2020
Horário: 09h às 17h
Local: Polo Regional Vale do Paraíba (Fitotecnia)
Endereço: Av. Antonio Pinheiro Jr, 4009, Bairro Ponte Alta. Pindamonhangaba-SP (acesso Rod. Presidente Dutra, km 98,5)

Programação do evento. (Foto: Divulgação)

Botão Voltar ao topo