fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ações do Projeto Verão no Clima abordam quase 3,7 mil pessoas em Ilhabela

Ilhabela faz parte das cidades que aderiram ao projeto e conta com 14
orientadores. (Foto: Divulgação/PMI)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, apoia a realização do Projeto Verão no Clima 2020, uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que seguirá com ações de conscientização ambiental em praias paulistas até o Carnaval.

Por mais um ano, Ilhabela faz parte das cidades que aderiram ao projeto e conta com 14 orientadores, que trabalham ações de conscientização ambiental na Praia Grande e no Perequê, regiões Sul e central, respectivamente.

Maria Salete Magalhães, secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, destacou a disposição da atual Administração em apoiar o projeto. “Seguimos fortemente com a conscientização ambiental, que é um compromisso que temos com a nossa cidade que possui grande parte de Mata Atlântica preservada”, disse, lembrando que os orientadores que estão atuando no município são moradores ilhéus, o que também fomenta a mão de obra local e faz girar e economia.

O trabalho dos orientadores é baseado na conscientização ambiental, com foco no descarte correto dos resíduos. Os orientadores são multiplicadores de educação ambiental, importante para o arquipélago, que recebe os chamados “turistas de um dia”.

Desde 10 de janeiro, com atuações às sextas-feiras, sábados e domingos, os orientadores da Praia do Perequê já abordaram cerca de 620 pessoas e coletaram grande quantidade de microlixo, como quase 2,1 mil bitucas de
cigarro e 720 tampas de garrafa. As bitucas de cigarro foram descartadas em coletores da Poiato Recicla, projeto viabilizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, que fará a reciclagem, transformando o resíduo tóxico em papel artesanal doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, que produz e comercializa
artesanatos.

Já entre as Praias Grande e Julião, na região Sul, foram abordadas e orientadas cerca de três mil pessoas, entre moradores, turistas e veranistas, além de recolhidos resíduos como bitucas de cigarro, canudos e embalagens de plástico.

Botão Voltar ao topo