As aves estavam mantidas em cativeiro sem autorização, o proprietário foi multado em R$11.700 mil e vai responder por crime ambiental – manter em cativeiro e introduzir animais no estado.
A ação aconteceu durante fiscalização de uma Patrulha Rural em um bairro da cidade, Vila Branca, na manhã desta quinta-feira (19).
Durante a fiscalização os policiais encontraram dezenove aves da fauna silvestre mantidas em cativeiro e sem autorização do órgão competente. Canário-da-terra, Trinca-ferro, Papagaio verdadeiro e Galo-de-campina foram às espécies encontradas no local.
O proprietário das aves foi multado pela Polícia Ambiental em R$11.700 mil e vai responder por manter animais da fauna silvestre em cativeiro e pelo crime de introduzir aves no estado.
O galo-de-campina é uma ave comum no nordeste. Introduzir animais de outras regiões no estado é crime.
Manter um Galo-de-campina em cativeiro sem autorização dentro do estado de São Paulo, além do crime de “manter em cativeiro”, o autor também responde pelo crime de “introduzir” aves no estado, quem não tem autorização.
As aves foram destinadas a um centro de reabilitação autorizado na região, depois de aptas a retornarem a natureza, a soltura será realizada na região específica de cada espécime apreendida. e reabilitada