fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: 45 anos depois, Feste revive início de sua história com homenagem ao Grupo São Francisco

O Feste – Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba – chegou a sua 41ª edição em 2019. São 41 edições e 45 anos de história. O Feste teve sua primeira edição em 1974 sob coordenação do professor Diógenes Chiaradia Feliciano e seu histórico Grupo Teatral São Francisco.

Em 2019, numa noite chuvosa e até fria, o Teatro Galpão ficou lotado para render homenagens aos pioneiros do festival de Pindamonhangaba. No palco, senhores e senhoras que participaram de peças premiadas com o grupo entre 1974 e 1978, reviveram momentos que só quem já esteve no palco pode sentir. Fragmentos de alguns espetáculos da década de 1970 foram revividos e muito bem vividos outra vez. Foi uma noite para também entrar para história do festival de teatro.

A primeira edição do Feste aconteceu em 1974, mas o início de sua história está ligada ao ano de 1973. Foi naquele ano que o professor Diógenes Feliciano começava a dar vida aos seus “devaneios culturais”. (vídeo)

Um dos momentos da apresentação do grupo no Teatro Galpão. (Foto: PortalR3)

Depois das apresentações, integrantes do grupo São Francisco e muitos outros, inclusive de outras cidades, foram homenageados. Receberam das mãos do prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues, troféu e livro com histórias e depoimentos sobre o início do Feste, e do público, o carinho. Emocionado, Diógenes disse que reviver o ar cênico com os amigos, foi gratificante e o ajudou inclusive a superar obstáculos recentes impostos pela vida. (vídeo)

Homenagem aos primeiros organizadores e participantes do Feste. (Foto: PortalR3)

O secretário de Cultura de Pindamonhangaba, Alcemir Palma, homenageado pelo grupo com o troféu Guerreiro da Arte, honraria criada por eles em 1977 para premiar aqueles que trabalhavam em prol da Cultura na cidade, falou sobre a iniciativa de contar um pouco da história do Feste e de seus personagens. (vídeo)

E e depois de um noite memorável e histórica, a certeza é que o espetáculo tem de continuar!

TRECHO APRESENTADOS NO FESTE 2019

Botão Voltar ao topo