fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Olimpíada Recreativa Esportiva Especial faz 20 anos e reúne 628 atletas especiais

Já na abertura, com o Festival de Dança, a Oree mostrou que a vigésima edição seria um sucesso. (Foto: Lucas Cabral/PMSJC)

Com 2.355 participantes, entre atletas e público que prestigiou o evento, em seu vigésimo ano a Oree (Olimpíada Recreativa Esportiva Especial), encerrada no sábado (9), foi um sucesso.

Maior público dos últimos dois anos, 52 entidades presentes, todos os números da Oree foram positivos. Além disso, neste ano foi providenciado transporte para todas as entidades que tiveram necessidade e a prova de natação foi realizada no mesmo local onde já treinam atletas PCDs (pessoas com deficiência).

Um total de 628 atletas especiais –com deficiências físicas, intelectuais ou sociais– participou de nove atividades entre a segunda-feira (4) e o sábado, realizadas em quatro locais: Centro da Juventude, Centro Esportivo Vale do Sol, Centro Comunitário Vila Industrial e Sesc – Serviço Social do Comércio.

As atividades esportivas envolveram provas de natação, atletismo, vôlei, jogos de mesa, bocha e lutas. Nas atividades recreativas, os participantes utilizaram brinquedos criados pelos professores da Divisão de Recreação e Lazer, da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, que trabalham com esse público durante todo o ano.

Além da 20ª Oree, o evento incluiu o 10º Festival de Dança, realizado no Sesc na terça-feira (5), junto com a abertura oficial.

Embora o intuito da Oree não seja a premiação, mas a interação, os três primeiros colocados em todas as provas e no Festival de Dança receberam troféus, enquanto todos os demais participantes ganharam medalhas.

Benefícios

A técnica de enfermagem Joseni Carvalho Fernandes, 43 anos, trabalha no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Sul, no bairro Bosque dos Eucaliptos, onde acompanha oficinas de esporte e lazer, mosaico e musicalidade. Ela é testemunha dos benefícios que as atividades esportivas e recreativas levam a esse público.

“O esporte trabalha o emocional, o físico e o social, por isso é extremamente importante para pacientes esquizofrênicos, que acabam conseguindo se integrar à comunidade”, explicou, enquanto trabalhava na Oree na sexta-feira.

Felipe dos Santos, um dos participantes da atividade recreativa da sexta-feira no Centro da Juventude, tem 20 anos e mora no bairro D. Pedro I, na região sul. Ele é atendido pela entidade Bem-Te-Vi.

“Faço artesanato com pintura, madeira e tecido e gosto muito”, afirmou Felipe. “Hoje, vim aqui para me divertir, vou jogar futebol e tênis de mesa”, completou.

No mesmo dia, o cadeirante Edson Wander Barbosa, 47 anos, participou do tênis de mesa. Ele mora no bairro Galo Branco, na região leste, e pratica esporte há cerca de três anos.

“O esporte é superimportante para a maioria dos deficientes porque nós ganhamos qualidade de vida e interagimos com outras pessoas”, opinou. “Não tem essa monotonia de ficar em casa sem fazer nada.”

Edson já praticou badminton no Centro da Juventude e atualmente faz tênis de mesa no Centro Poliesportivo Vila Tesouro, na região leste, e também pratica golfe.

Espírito olímpico

A Oree é realizada anualmente no mês de novembro e é exclusiva para PCDs – pessoas com deficiências físicas, intelectuais ou sociais –, idosos e portadores de outros tipos de necessidades especiais. O objetivo é desenvolver o espírito olímpico. Busca-se também a inclusão social e a quebra da rotina doméstica com uma atividade prazerosa.

A Oree fecha as atividades do ano do Programa de Bem Com a Vida, promovido pela Prefeitura, que atende entidades assistenciais, os Caps (Centros de Atenção Psicossocial), asilos e Casas do Idoso.

A 20ª Olimpíada Recreativa Esportiva Especial (Oree), criada em 1999, foi uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Divisão de Recreação e Lazer da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, juntamente com a organização social São José Desportivo.

Participantes

Ao todo, 52 entidades estiveram presentes na 20ª Oree: Centro Comunitário Vila Industrial, Centro Poliesportivo Vila Tesouro, Centro Poliesportivo Cerejeiras, Piscina do Parque Industrial, Centro Poliesportivo Altos de Santana, Ágape, Apae, Sorri, Integra, Asin, Unidade de Reabilitação (URL), Pró Visão, Padre Bonafé, Asilo Vó Laura, Casas do Idoso Norte, Sul e Centro, Sociedade Holística, Bem-Te-Vi, Fonte da Vida, Espaço Vem Ser Feliz, Centro de Apoio Psicossocial (Caps) AD, Infantil e Sul, Emefs Rosa Tomita, Ildete, Hélio Augusto de Souza, Mercedes Carnevali, Áurea Cantinho, Terezinha do Menino Jesus, entre outras.

Botão Voltar ao topo