fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José apresenta resultados do novo modelo de gestão

O modelo Lean começou a ser implantado na rede pública de saúde no Hospital Municipal.(Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O novo modelo de gestão implantado na rede de saúde de São José dos Campos baseada na metodologia Lean (“mentalidade enxuta”) será apresentado nesta quarta-feira (20) para autoridades, prestadores de serviços e parceiros da Prefeitura. O Lean Day acontecerá no auditório do Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, das 9h às 12h.

Implantado pela Fundação Toyota, o sistema Lean preconiza a padronização e organização dos processos de uma instituição, por meio da adoção de procedimentos mais simples, com o objetivo de minimizar desperdícios de tempo e de recursos financeiros e humanos, em busca da potencialização dos resultados.

O sistema Lean preconiza que, com medidas simples e de baixo custo, é possível otimizar o atendimento e proporcionar a satisfação de pacientes e profissionais, além de transformar a realidade gerencial e potencializar resultados, com melhor aproveitamento do potencial humano.

Durante o evento, serão apresentados os primeiros resultados das práticas desenvolvidas nas unidades básicas e de pronto atendimento e que já impactam diretamente na melhoria da assistência oferecida para a população.

HM

Na rede pública, a primeira experiência com o modelo Lean começou há dois anos no Hospital Municipal, com apoio do Instituto Lean Brasil e do Instituto de Oncologia do Vale do Paraíba (IOV).

O modelo começou a ser estendido para a rede de saúde do município em dezembro de 2018, envolvendo as unidades básicas, as unidades de pronto atendimento, os processos administrativos, a logística de medicamentos e os programas de assistência oncológica.

No Hospital Municipal, iniciativas como a classificação de risco, a mudança do layout da área do pronto-socorro e a substituição de drogas injetáveis por outras de uso oral, para portadores de dor e de crises de asma, tiveram grande impacto. Em curto prazo, a permanência dos pacientes de menor complexidade passou de 3 horas e 24 minutos para 1 hora e 55 minutos, uma redução de 56%.

Botão Voltar ao topo