fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

PEMSA e João Carlos Martins se apresentam em concerto inédito no Theatro Municipal de São Paulo

Preparativos se iniciaram em abril, após convite do maestro para coral e orquestra do Projeto se apresentarem em um dos principais palcos do país. (Foto: Thiago Leon)

Pela primeira vez o Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA), vai se apresentar no Theatro Municipal de São Paulo (SP). O coral e a orquestra do Projeto participam no próximo domingo (17), às 12h, de um concerto com a Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins. No repertório estão obras dos compositores como Heitor Villa-Lobos, Mozart, Leonard Bernstein, Georges Bizet e Bach.

Em abril deste ano, durante uma visita à sede do PEMSA, o maestro João Carlos Martins convidou os jovens e adolescentes assistidos pelo Projeto para a participação no espetáculo. “O Projeto é fantástico! A qualidade me impressionou muito, por isso, quero convidar a orquestra para participar de um concerto com a Bachiana Filarmônica SESI, no Theatro Municipal, em São Paulo”, afirmou o maestro durante a visita.

De lá para cá, os músicos começaram a ensaiar para a apresentação. “Nós fizemos um arranjo muito feliz e muito bem feito, que envolve cordas, sopros, metais, bem adequado a nossa formação no PEMSA”, explica o responsável pela orquestra PEMSA, maestro Altair Lobato.

Mesmo a distância, o maestro João Carlos fez questão de acompanhar os preparativos. “Nós gravamos os ensaios em vídeos e enviamos para o maestro. Ele assiste e faz algumas considerações a partir do que assistiu”, conta a gerente administrativa do PEMSA, Patrícia Filardo.

Ao todo, 60 crianças do coral e 60 músicos da orquestra participam da apresentação, que tem previsão de uma hora. Dentro deste período, o PEMSA apresenta duas obras, conforme adiantou Patrícia. “Iremos apresentar West Side Story de Leonard Bernstein e Noite Feliz de Franz Gruber. A música natalina será cantada pelo coral e executada pela Bachiana”, destaca.

Além do PEMSA e da Orquestra Bachiana, a Orquestra ABCD e o Núcleo ‘A Música Venceu!’ também participam do concerto. Assim como o Projeto de Aparecida, as orquestras também promovem, por meio da educação musical, a democratização da cultura e a inclusão social.

Os ingressos para a apresentação custam R$ 20. Para adquirir, basta realizar a reserva no site oficial do Theatro Municipal ou diretamente na bilheteria do Theatro.

PEMSA – Com a preocupação de promover a transformação social e humana de crianças e adolescentes, em 2003 nasce o PEMSA – Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida. A iniciativa conta com o apoio financeiro e estrutural do Santuário Nacional.

A equipe é formada por maestros, coordenadores, instrutores e auxiliares de música, além de psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fonoaudióloga. Eles são responsáveis por acolher e auxiliar cerca de 680 jovens e crianças que participam das oficinas.

O PEMSA participa de grandes momentos do Santuário de Aparecida como missas, festas e, principalmente, a Novena e Festa da Padroeira do Brasil. Além disso, os músicos realizaram concertos clássicos e apresentações populares em várias cidades brasileiras.

Destaque para a presença do PEMSA na visita de dois papas em Aparecida: Bento XVI no ano de 2007 e Papa Francisco em julho de 2013. Outro marco do Projeto foi a sua participação no Jubileu dos 300 anos, compondo a orquestra do Festival da Padroeira no dia 12 de outubro com diversos nomes da música brasileira e na Inauguração da Cúpula com o Cantor Daniel no dia 11 de outubro.

Botão Voltar ao topo