fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Parque da Cidade recebe encerramento dos projetos Construindo Música e Escolas Saudáveis

Os projetos Construindo Música e Escolas Saudáveis beneficiaram quase uma centena de educadores e milhares de estudantes de Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

Em 2019, cerca de 80 educadores e 2500 estudantes da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba foram beneficiados por ações dos projetos ‘Construindo Música’ e ‘Escolas Saudáveis’. Para celebrar, o Parque da Cidade será palco do evento de celebração dos projetos, uma iniciativa com patrocínio da Novelis, empresa líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Evoluir – Educação Transformadora.

A partir das temáticas dos projetos, que desenvolveram junto às escolas, novas práticas educacionais baseadas em educação integral e aprendizagem socioemocional, lúdica e musical, o evento levará ao público oficinas gratuitas de musicalização, educação alimentar/nutricional, além de atividades ligadas à literatura.

Na abertura do evento, o público poderá acompanhar o show com os músicos educadores do programa ‘Construindo Música’. A apresentação mostrará a todos como é possível aliar sustentabilidade, criatividade e ensino de música, a partir de instrumentos construídos com materiais reciclados, uso de objetos do cotidiano e percussão corporal.

“Com o Construindo Música temos a possibilidade de proporcionar para os jovens a oportunidade de promoverem mudanças fundamentais, no seu comportamento e na comunidade em que estão inseridos, a partir do uso de materiais recicláveis para o desenvolvimento de instrumentos musicais. A sustentabilidade é parte do modelo de negócio da Novelis e nesse projeto temos a satisfação de colocar em prática, construindo assim um mundo mais sustentável juntos”, diz Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

O repertório resgata músicas e brincadeiras de roda tradicionais, conduzindo o público para uma viagem pelo mundo musical das crianças. Além disso, uma série de atividades serão realizadas relacionadas à literatura e as habilidades sobre o tema “Educação em Saúde na Escola”, com foco em “Educação Alimentar e Nutricional” e na implementação de práticas de promoção da alimentação saudável e adequada.

A primeira dinâmica será a oficina baseada nos livros ‘Raízes de Luriel’ de André Biazoti com ilustrações de Marcos Almeida e ‘Chefinho na Cozinha’ de Monica Martinez e Silvia Jeha, com ilustrações de Marcella Tamayo e Luciane Mori. Ambos os títulos fazem parte do portfólio da Editora Evoluir, e 175 unidades de cada um deles foram doados às instituições participantes do projeto Escolas Saudáveis.

No evento também será realizada a prática de meditação inspirada no livro “Meditação & Criatividade” de Mônica Guttmann, também da Editora Evoluir, que teve 1.000 unidades distribuídas aos educadores e estudantes.

Outra atividade da programação será a sessão de leituras de histórias, que promoverá dinâmicas com músicas e participação ativa do público, além da oficina de produção de instrumentos feitos com materiais reciclados, com educadores do projeto.

Durante todo o evento serão expostos os trabalhos realizados, ao longo do ano, pelos educadores participantes dos projetos Escolas Saudáveis e Construindo Música.

Programação
Evento de celebração dos programas ‘Construindo Música’ e ‘Escolas Saudáveis’
Quando: 23 de novembro, sábado, das 9h às 12h
Onde: Parque da Cidade – Avenida Professor Manoel César Ribeiro s/n Pindamonhangaba

Programação: 9h10 – Abertura oficial
9h30 – Pocket show de abertura / Projeto ‘Construindo Música’
10h05 – Oficina ‘Chefinho na Cozinha’ – Projeto Viajando na Leitura
10h05 – Prática de meditação – Meditação & Criatividade
10h55 – Contação de histórias ‘Raízes de Luriel’ – Projeto Viajando na Leitura
10h55 – Oficina ‘Construindo Música’
11h40 – Show de encerramento
Entrada Gratuita

*LISTA DE ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO ESCOLAS SAUDÁVEIS
E.M Maria Zara
E.M Vito Ardito
E.M Maria Apª Arantes Vasques
E.M Profª Gilda Piorini
E.M Moacyr de Almeida
E.M Mário de Assis
E.M João Cesário
E.M Padre Mário Antônio Bonotti
E.M André Franco Montoro
Profª Maria Aparecida Camargo de Souza
E.M Professor Paulo Freire
Caic Anexo
Casa Verde
E.M Dulce Pedrosa
E.M Professor Elias Bargis Matthias
E.M Manoel César
EM Profa Ruth Azevedo Romeiro
SAE – Serviço de Alimentação Escolar
CMEI Marli Lemos

Botão Voltar ao topo