fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Morre em São Paulo o ex-deputado Ary Kara José

(Foto: Arquivo/Câmara de Taubaté)

Morreu na madrugada desta sexta-feira, dia 1º de novembro, o ex-deputado federal e estadual, Ary Kara José, que se encontrava internado no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, no tratamento de câncer.

Ary Kara nasceu em Neves Paulista (SP) em 26 de março de 1942, filho de José Kara José e Julieta Kara José. Tem dois filhos, Ary Filho (que também foi vereador em Taubaté) e Julieta.

Concluiu o ensino médio e técnico em Química Industrial na Escola Oswaldo Cruz, de São Paulo, e formou-se em Direito pela Universidade de Taubaté. Foi presidente do Diretório Acadêmico Prof. Ulysses Guimarães. Empresário e profissional liberal, foi advogado e atuou em diversos segmentos. Presidiu o Esporte Clube Taubaté de 2009 a 2012.

A lista de títulos, homenagens, medalhas e comendas inclui a de Mérito Universitário da Unitau, diploma da Academia de Letras do Vale do Paraíba, comendas do Distrito L-16 do Lions Club de Taubaté, medalha Infante Dom Henrique – Sociedade Cultural e Condecorativa do Brasil, título de irmão benemérito da Irmandade de Misericórdia de Taubaté, diplomas de honra ao mérito do Banco de Sangue Taubaté, do Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Taubaté e do Instituto Médico-Legal do Estado de São Paulo, mérito Jurídico da Associação dos Advogados de Taubaté, Agente Policial Civil Número 1 da Associação dos Agentes Policiais Civis do Estado de São Paulo e homenagem da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais.

Foi filiado ao MDB, PPB, PTB e PMDB. Presidiu o diretório municipal do MDB, foi líder do partido e coordenou encontros estaduais e nacionais de prefeitos e vereadores na região do Vale do Paraíba.

Em 1968 candidatou-se a vereador em Taubaté pelo MDB e foi eleito com 990 votos para a 6ª Legislatura (1.2.1969 a 31.1.1973). Foi líder de seu partido e vice-presidente em 1970.

Em 1972, candidatou-se a prefeito e contribuiu para a vitória de seu partido, ao obter 7.043 votos. Foi deputado estadual de 1983 a 1991 e deputado federal de 1991 a 2003 e de 2005 a 2007 pelos partidos PMDB, PPB e PTB. Foi secretário de Assuntos Fundiários do Estado de São Paulo entre 1999 e 2003.

Foi homenageado pelo Legislativo taubateano em duas oportunidades: pelo vereador Celso José de Brum, que o concedeu título de cidadania em 1984, e pelo vereador José Francisco Saad, que em 1997 o condecorou com a comenda Jacques Felix.

O velório do ex-vereador está sendo realizado no saguão da Câmara de Taubaté e o sepultamento será no sábado (2), no cemitério do Convento Santa Cara, depois de missa de corpo presente, às 9 horas.

* Atualizado às 15h32 para adição de informações

Botão Voltar ao topo