fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Governo homenageia policiais nota 10 da região de São José dos Campos

Policiais técnico-científicas foram homenageadas pelo bom trabalho desenvolvido que subsidiou, inclusive, no esclarecimento de uma fraude do INSS. (Foto: Paula Vieira)

O governador João Doria e o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, homenagearam, nesta quarta-feira (13), duas policiais técnico-científicas da região de São José dos Campos com o certificado “Policial Nota 10”. Além delas, outros policiais civis e militares foram agraciados por atuações de relevância em outras regiões paulistas.

Em sua décima edição, a iniciativa, criada pela Secretaria da Segurança Pública, tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado de São Paulo. A solenidade aconteceu na sede do Palácio dos Bandeirantes, localizado na zona oeste da capital paulista.

As peritas Elizabel da Conceição Modesto e Ana Carolina Vieira Machado atuam no Núcleo de Perícias Criminalísticas (NPC) de São José dos Campos. Ambas desenvolvem trabalhos com exames documentoscópicos e grafotécnicos, auxiliando no esclarecimento de crimes.

O Ministério Público local, por exemplo, conseguiu identificar a autoria de uma fraude cometida contra aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quatro associações realizavam descontos não autorizados de mensalidades associativas.

A dupla atuou, em meados de julho, na coleta de material gráfico das assinaturas dos aposentados e pensionistas que diziam terem sido lesados para realização de perícia que as confrontassem com as dos documentos apresentados pelas Associações. “Detectamos inconsistências em todos os documentos que analisamos”, explicou Elizabel.

Após a emissão dos laudos periciais, as fraudes foram comprovadas. O empenho das profissionais permitiu que o MP obtivesse subsídios para solicitar o cancelamento desses convênios com o INSS, resultando na devolução de R$ 57 milhões e beneficiando cerca de 800 mil aposentados e pensionistas que sofriam descontos indevidos em seus benefícios por todo Brasil.

“Eu tenho 31 anos na Polícia Científica e é a primeira vez que recebo uma homenagem a nível estadual”, explicou Elizabel. Fiquei bastante feliz quando soube. É uma iniciativa muito interessante. Um incentivo a mais para os funcionários”, completou a perita.

Botão Voltar ao topo