fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

GCM de São José tem intercâmbio com Peru e México

Ações como a implantação de frota totalmente elétrica e o programa São José Unida atraíram a atenção de lideranças das forças policiais do Peru e do México – (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Referência no Estado de São Paulo e no Brasil por sua eficiência, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos atraiu a atenção e conquistou o respeito e a admiração também de forças policiais do exterior.

Neste final de semana, chegará à cidade uma comitiva formada por 12 guardas civis municipais do Peru e 3 policiais municipais do México para uma semana de intercâmbio. Durante este período, haverá troca de experiências sobre atividades operacionais e administrativas das corporações.

O primeiro compromisso dos guardas de Lima e de Huaracal e dos policiais municipais da Cidade do México em São José será já nesta segunda-feira (4), quando eles participarão da aula inaugural do curso de preparação e formação dos 30 novos GCMs joseenses, turma 2019.

A solenidade será realizada a partir das 9h no Parque Tecnológico, no distrito de Eugênio de Melo, na zona leste.

Palestras e visitas

A delegação é liderada por duas autoridades, o diretor da Academia Nacional de Formação em Segurança do México, Francisco Enrique Varela Ramirez, e o presidente da Associação Nacional de Guardas Civis Municipais do Peru, Diego Armando Jara.

Durante a permanência em São José, eles ministrarão palestras para os guardas locais, quando irão detalhar projetos, programas e ações de segurança adotados em seus países.

Também estão previstas visitas dos peruanos e mexicanos às fábricas da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e da GM e ao MAB (Museu Aeroespacial Brasileiro).

São José Unida

O intercâmbio é fruto de uma visita de Jara a São José em agosto último. Na ocasião, ele e seus colegas vieram em busca de informações sobre modelos legislativos, frota elétrica, sistema de atendimento e despacho de ocorrências, videomonitoramento e sistemas de inteligência adotados pela GCM no dia a dia de suas atividades.

Também chamou atenção da comitiva a redução progressiva e constante dos índices de criminalidade após a implantação pela atual Administração, em 2017, do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança no combate à violência.

Em retribuição à visita e com o objetivo de estreitar os laços e conhecer novos modelos de segurança, uma comitiva da GCM local deverá viajar para o Peru em abril do ano que vem para uma semana de atividades e troca de experiências.

Defesa Civil

Não é só a GCM que atraiu a atenção das autoridades do exterior. Durante 11 dias, de 21 a 31 de outubro, representantes da Defesa Civil de São José estiveram na Alemanha para mais uma etapa do termo de cooperação, que prevê investimentos e liberação de verbas por parte do país europeu já a partir do ano que vem.

Os agentes participaram do workshop “Infraestruturas críticas e possíveis impactos na sociedade civil” que, entre outros aspectos, debateu o cenário de uma hipotética falha de energia generalizada que se estenda por vários dias (apagão).

Eles também participaram de atividades práticas, como resgate de vítimas em embarcações no mar do Norte e de pessoas ilhadas. A comitiva brasileira foi liderada pelo secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Júnior.

Também integraram o grupo representantes do Corpo de Bombeiros de São José e Estadual, além de agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba.

Botão Voltar ao topo