fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Fundo Social de Ilhabela entrega prótese capilar para paciente com câncer

A ação faz parte do faz parte do lançamento do projeto Solidariedade em Fios. (Foto: Thiago Cruz/PMI)

O Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, realizou, na manhã desta terça-feira (5), a entrega da terceira prótese capilar, doadas à pacientes com câncer.

A entrega faz parte do lançamento do projeto Solidariedade em Fios, uma parceria do Fundo Social com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) para a confecção de perucas que serão doadas às pacientes com câncer.

“As próteses, são especificas e de uso exclusivo da paciente em tratamento, ela tem ajustes e trabalhos envolvidos para essa mulher, que juntamente com a profissional, decidirão juntas como desejam suas próteses capilares. Possui uma construção especifica para aquela pessoa, passando por visagismo, estudo da personalidade, coloração e corte”, destaca a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, Monica Gomes

Para quem se interessar em doar mechas de cabelo para a confecção das perucas, basta comparecer pessoalmente à Sede do Fundo Social para entrega da doação. O horário de atendimento é das 9h às 20h.

Solidariedade em Fios

O lançamento do projeto aconteceu em São Paulo, no salão espaço Retrô, onde aconteceu a entrega das primeiras duas próteses pelo Fundo Social de São Paulo. Na ocasião, foram entregues a diretora estadual, Pietra Bertolazzi, 4kg de cabelos doados pelos munícipes e em contrapartida, Ilhabela recebeu três próteses capilares, confeccionadas pelo Fundo Social de Solidariedade de São Paulo para as pacientes de Ilhabela, que sofrem com o câncer e a perda dos cabelos.

A ação eleva a autoestima às mulheres que perderam suas madeixas durante o tratamento quimioterápico. “É muito mais que só uma questão estética é uma questão de saúde e de bem-estar”, afirma Pietra Bertolazzi, diretora do Fundo Social do Estado, que cria as próteses e também qualifica outras pessoas que querem aprender o ofício.

Colaboradoras do Fundo de Ilhabela, participaram do curso promovido pelo FUSSP (Fundo Social de São Paulo) e se profissionalizaram para também confeccionarem as próteses no município, além de ministrar aulas sobre a produção.

Todas as mechas doadas são encaminhadas e cadastradas e o doador recebe o número de identificação. Assim ele pode acompanhar o caminho do seu cabelo até a entrega a um paciente.

Botão Voltar ao topo