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Alunos da rede municipal participam de observação astronômica

O grupo “Astronomia no Sítio” observou o fenômeno “Trânsito de Mercúrio”, em que foi possível visualizar o alinhamento do planeta com o Sol. (Foto: Divulgação)

Alunos da Rede Municipal de Ensino participaram nesta segunda-feira, dia 11 de novembro, de uma feira de astronomia na EMIEF Sargento Everton Vendramel e puderam observar um fenômeno astronômico.

O grupo “Astronomia no Sítio” observou o fenômeno “Trânsito de Mercúrio”, em que foi possível visualizar o alinhamento do planeta com o Sol. O evento deve se repetir 14 outras vezes neste século e somente em 2032 é que volta a acontecer.

Durante a feira, a aluna Gabriela dos Santos Idelfonso recebeu sua medalha de bronze conquistada na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A cientista Giovanna Ramon Luiz Neto, ex-aluna da unidade, ministrou uma palestra sobre astronomia. Durante todo o dia a exposição “Paisagens Cósmicas” ficou disponível para os alunos. Após o horário de aula, a mostra também pode ser contemplada por pais e interessados da comunidade. O acervo foi emprestado pelo Grupo de Planetologia e Dinâmica Orbital da FEG/UNESP.

Mais de mil alunos puderam também receber orientações no Planetário, composto de um domo com 6 metros de diâmetro por 3,5 metros de altura e um sistema de projeção full dome de alta resolução. O espaço interno comporta aproximadamente 35 pessoas e garante acessibilidade aos portadores de necessidades especiais por meio de uma entrada construída para esse fim. Além da utilização de filmes de conteúdo científico, é possível o uso de softwares de simulação do céu, com a recriação de diversos fenômenos de ordem astronômica.

O grupo “Astronomia no Sítio” surgiu em 2013, a partir de uma aula de astronomia seguida por uma atividade de observação na escola EMEF Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas, no Sítio Santo Antônio II. A resposta dos alunos foi tão positiva que a escola conseguiu adquirir dois telescópios junto à comunidade local.

Mediante o potencial educativo do trabalho, foi estruturado um curso de introdução à disciplina para os alunos do 9º ano baseado nos princípios de interdisciplinaridade (somando-se conhecimentos de história e ciências). O curso estimula o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos e a participação do aluno em caráter voluntário.

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