fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

“A Praça é Sua”: lazer cultural com atividades gratuitas em Taubaté

O Quinteto trará para o evento a proposta de difundir a música instrumental (Foto: Divulgação)

O Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o projeto “A Praça é Sua”. Com o apoio da CCR NovaDutra, realização da Cristiana Gimenes Produções, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Projeto vai proporcionar um dia de atividades culturais gratuitas, a partir das 16h do domingo, dia 17 de novembro, na Praça Santa Teresinha, em Taubaté.

“A Praça é Sua” é itinerante e já visitou seis cidades, no Alto Tietê e no Vale do Paraíba, reunindo mais de mil e quinhentas pessoas em suas intervenções de teatro, show com palhaços e musicais.

Com o objetivo de fomentar a economia criativa local e difundir as manifestações artísticas da região, foram contratados, através de um Edital, artistas que atuam na região do Vale do Paraíba, nas áreas de teatro, circo, dança, música ou linguagens híbridas, inclusive tradições populares. A seleção dos trabalhos que se apresentam no projeto “A Praça é Sua”, fica a cargo de Cristiana Gimenes, idealizadora do Projeto.

Na programação, as performances “Leia Sua Sorte!” e “Pode Chegar, Freguesia!”, propiciam um momento de interação entre o público presente e os artistas da Cia em Cena Ser, que transformam citações literárias em bons presságios e levam poesia, para alegrar as crianças e adultos presentes.

A dupla de palhaços “Delgado e Funúncia Show” apresentará cenas do circo, que vão do tradicional ao contemporâneo, passando por diversas situações cômicas, que levarão o público a refletir sobre a coletividade e as relações humanas.

O grupo musical “Mantiqueira Brass Quitet” tem a formação clássica de um quinteto de metais. É composto por dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba.

O Quinteto trará para o evento a proposta de difundir a música instrumental, especialmente a brasileira. Os arranjos tocados são compostos exclusivamente para o
MBQuintet e procuram trazer para o universo dos instrumentos de metais o choro, maxixe, baião, xote, bossa-nova, samba, entre outros. No repertório, também serão apresentados arranjos de música clássica, barroca, valsa, bolero, jazz e blues.

O destaque da programação é a Oficina gratuita de Confecção de Caleidoscópio com projeção, que será oferecida ao público pela Cia em Cena Ser. A partir da produção de caleidoscópios, com orientação de educadores, as pessoas poderão posicionar suas criações em frente a uma câmera.

Este equipamento, acoplado a um projetor, possibilitará que as pessoas projetem suas imagens em muros e paredes, compartilhando sua obra com todos. A oficina promove a interação entre adultos e crianças, que se juntam na confecção dos instrumentos.

Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um tubo de papelão e pequenos fragmentos coloridos, que, através do reflexo da luz exterior em espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.

Botão Voltar ao topo