fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

3º Fórum da Indústria Espacial Brasileira reúne órgãos e empresas em São José dos Campos

David Logsdon, da CompTIA Space, na mesa sobre os benefícios socioeconômicos da economia espacial. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O Parque Tecnológico de São José dos Campos recebeu na terça (19) e quarta-feira (20) o Fórum da Indústria Espacial Brasileira, que está na terceira edição. Com a presença de representantes de empresas e órgãos governamentais do Brasil, dos Estados Unidos e de outros países da América e Europa, o evento é promovido em parceria como o Governo Federal, por meio de órgãos e agências governamentais.

Tendo como base a ótica comercial, o objetivo é criar um ambiente de debate, troca de ideias e possibilidades de negócios para o desenvolvimento do setor espacial brasileiro. Neste ano o tema, Economia Espacial e Negócios, propicia a interação entre iniciativa privada e entes governamentais, instituições de fomento, institutos de pesquisas, universidades, startups.

Na sessão de abertura do fórum, o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, William Popp, destacou a importância do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas firmado recentemente com o Brasil, que vai permitir a participação brasileira no mercado da indústria espacial. “Haverá uma incrível aceleração no relacionamento entre as duas maiores democracias do continente. É uma parceria focada na prosperidade e segurança de ambas as nações.”

Para a Prefeitura, é um orgulho a cidade poder ser o polo de atração das discussões sobre o fator do setor espacial. São José tem o DNA da ciência, inovação e tecnologia desde a instalação do CTA (hoje, DCTA), passando pela criação de outros institutos, como ITA e INPE, fundação da Embraer e culminando com a formação do Parque Tecnológico. “Aqui é o berço da indústria aeroespacial no país”, disse o presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira).

|| Acompanhe a programação no site oficial do evento

Botão Voltar ao topo