fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José lidera ranking das melhores coletas de lixo do Estado

Pela segunda vez consecutiva, a população considera a coleta de lixo o melhor serviço prestado no município. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

São José dos Campos tem o melhor serviço de coleta de lixo entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, segundo pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). O levantamento, referente ao terceiro trimestre de 2019, mede o nível de satisfação da população.

Pela segunda vez consecutiva, a população considera a coleta de lixo o melhor serviço prestado no município – a pesquisa avalia 16 serviços. A pontuação mostra o alto grau de satisfação da população, com 795 pontos – 97% de aprovação. Em 2016, a aprovação era de 65%

A coleta de resíduos é formada pelos serviços de coleta comum (Sustentare), coleta seletiva (Urbam) e coleta de limpeza urbana (Urbam).

A Urbam também é responsável pela coleta de resíduos de serviços de saúde, eletroeletrônicos, pequenos animais mortos e pelas destinações ambientalmente corretas. O aterro sanitário é considerado um dos melhores do Estado, com nota 9,2 da Cetesb em 2018.

A pesquisa mostra a melhoria do serviço ao longo dos anos. No quarto trimestre de 2016, na antiga gestão, quando começou a ser feita a pesquisa, o índice de aprovação era de 604 – grau médio de satisfação. O índice aumentou para 635 já no primeiro trimestre de 2017 – com a mudança da empresa que realizava a coleta comum. A partir daí, o índice foi subindo a cada trimestre, passando para 690 (segundo trimestre de 2017) e atingindo 719 – alto grau de satisfação – já no terceiro trimestre de 2017. Os índices continuaram a subir até 795. A média das 10 maiores cidades paulistas é de 747.

Clarice Imkamp Martins, moradora da Vista Verde, na região leste da cidade, elogiou o serviço de coleta da cidade. “A coleta comum passa aqui todos os dias e temos a coleta seletiva. Não há motivos para as pessoas jogarem lixo em áreas verdes.

A Urbam sempre me atendeu muito bem. Quando meu cão morreu, liguei lá e vieram recolher em casa.” Clarice é um exemplo quando o assunto é separação correta de resíduos. “Não gosto de gerar muito lixo. Tento reaproveitar móveis antigos e deixo os recicláveis limpos e guardados para colocar na calçada no horário da coleta seletiva.”

São recolhidas uma média de 545 toneladas/dia de resíduos da coleta comum, 102 toneladas/dia da coleta de limpeza urbana e uma média de 46 toneladas/dia da coleta seletiva (2019).

Pesquisa

As pesquisas do Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir da avaliação feita pelos próprios moradores.

O instituto de pesquisa utiliza critérios como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo” para chegar ao resultado final e o Alto Grau de Satisfação é obtido quando a soma dos pontos ultrapassa 650 pontos. Foram ouvidos 600 moradores da cidade.

Botão Voltar ao topo