fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José dos Campos tem melhor saldo de empregos em nove anos

Pelo segundo mês consecutivo, a construção civil lidera a geração de empregos na cidade. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, revelaram que São José dos Campos registrou 606 vagas de saldo de emprego em setembro. Este é o melhor saldo no período de janeiro a setembro, desde 2009.

Em agosto passado, o resultado no saldo de empregos na cidade já tinha sido relevante, com 660 vagas.

De janeiro a setembro, o saldo já atinge 1.613 vagas. Em 12 meses, foram registradas pelo Caged, saldo médio de 1.486 novos postos de trabalho.

Para o Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões, com carteira assinada.

Construção civil

Repetindo o bom desempenho de agosto, quando totalizou saldo de 271 vagas, agora em setembro a construção civil volta a liderar o ranking de vagas com saldo médio de 556.

A melhoria do nível de emprego no setor da construção civil é atribuída além das obras públicas de grande porte na cidade, mas também ao setor privado com a retomada da construção de novas edificações.

Na sequência apresentaram bom desempenho os setores do comércio com 70 e serviços, com 42.

Empreendedorismo

Para fortalecer a empregabilidade, a Prefeitura tem realizado eventos em favor como a 2ª FET (Feira do Empreendedorismo e Trabalho), que ocorreu em agosto, no Cefe (Centro de Formação do Educador). Evento semelhante deverá realizado em 26 de outubro, voltado para candidatos PCDs. (pessoas com deficiência).

Startup São José

Com base na inovação tecnológica e a consequente geração de emprego e renda, a Prefeitura inaugurou dia 16, a Startup São José, na antiga Casa do Café, no Parque da Cidade.

O programa visa o desenvolvimento da economia criativa e digital, fortalecendo a presença de São José dos Campos nesta área, que já conta com importantes instituições como DCTA, o Parque Tecnológico Univap, o Parque Tecnológico de São José dos Campos (vinculado à Prefeitura), ITA, Fatec, Unifesp e da Unesp, além das empresas que investem consideravelmente em pesquisa e desenvolvimento.

Qualificação

Para quem ainda busca uma oportunidade de emprego é fundamental a qualificação profissional. Isto, para que o candidato tenha chance de empregabilidade no mercado. Para isto a Prefeitura oferece os cursos gratuitos do programa Qualifica São José. São mais de 250 cursos que vão desde cursos de brigadeiro gourmet à mecatrônica.

Pró-Trabalho

Outra ação de favorecimento e apoio à empregabilidade é o programa Pró-Trabalho, lançado também pela Prefeitura. O objetivo é proporcionar aos munícipes, que estejam em situação de desemprego e vulnerabilidade, a chance de recolocação e qualificação para sua reintegração no mercado de trabalho. Já foram beneficiadas cerca de 1.700 pessoas.

Botão Voltar ao topo