fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: Cefe recebe Seminário de Transição do Infantil para o Fundamental

Durante o encontro, os professores puderam conferir conceitos de mudanças sustentáveis no processo de transição dos alunos. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)

Cerca de 700 educadores participaram, nesta terça-feira (22), no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, na cidade de São José dos Campos, do Seminário Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

Em 2020, cerca de 8.000 alunos da rede municipal de São José irão migrar da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Na primeira infância, as crianças desenvolvem uma fase de intensa aprendizagem. As atividades realizadas no ambiente escolar, neste período, proporcionam, por meio das explorações e experimentações, o conhecimento de valores, sentimentos e ações.

O término da etapa da Educação Infantil e o início da etapa do Ensino Fundamental são marcados por importantes mudanças na vida das crianças. Há significativas alterações na rotina, no espaço escolar e na organização dos materiais, o que prevê, inclusive, a gestão de recursos pedagógico do ensino fundamental, como caderno, livros de apoio didático, agenda, entre outros.

Durante o encontro desta terça-feira, os professores puderam conferir o conceito de mudanças sustentáveis no processo de transição dos alunos, por meio da palestra “A construção da subjetividade e os sentidos da transição”, ministrada pela doutora Silvana Augusto.

Para Silvana Augusto, o processo de transição precisa envolver conhecimento dos professores de ambas as etapas, para que juntos possam apoiar as aprendizagens que advêm dessa importante mudança na vida das crianças.

Transição

Realizado desde 2017 na rede de ensino municipal, o processo de transição em São José conta com palestra, apresentação teatral, música, roda de conversa, visitas dos alunos da Educação Infantil em escolas de Ensino Fundamental, entre outras propostas.

Pais e responsáveis dos alunos também são convidados à conhecerem escolas de ensino fundamental, transformando assim, o momento de transição tranquilo e prazeroso.

Botão Voltar ao topo