fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Projeto “A Praça é Sua” será atração no Araretama em Pindamonhangaba

O Projeto “A Praça é Sua” integrará as festividades do Dia das Crianças neste domingo, dia 13, no Araretama em Pindamonhangaba. (Foto: Divulgação)

O Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o projeto “A Praça é Sua”. Com o apoio da CCR NovaDutra, realização da Cristiana Gimenes Produções, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Projeto vai proporcionar um dia de atividades culturais gratuitas, a partir das 14h do domingo, dia 13 de outubro, na Praça de Eventos do Araretama, em Pindamonhangaba.

Nesta edição, o Projeto “A Praça é Sua” estará integrado as festividades do tradicional evento de Dia das Crianças, realizado todos os anos no Araretama. A iniciativa comunitária é realizada pelas Associações de Moradores do bairro, com participação das igrejas, instituições de ensino e comerciantes locais e apoio do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Pindamonhangaba. O “A Praça é Sua” é itinerante e já visitou cinco cidades, no Alto Tietê e no Vale do Paraíba, reunindo mais de mil e quinhentas pessoas em suas intervenções de teatro, show com palhaços e musicais.

Com o objetivo de fomentar a economia criativa local e difundir as manifestações artísticas da região, foram contratados para o Projeto, através de um Edital, artistas que atuam na região do Vale do Paraíba, nas áreas de teatro, circo, dança, música ou linguagens híbridas, inclusive tradições populares. A seleção dos trabalhos que se apresentam no “A Praça é Sua”, fica a cargo de Cristiana Gimenes, idealizadora do Projeto.

Oficina gratuita de Confecção de Caleidoscópio. (Foto: Divulgação)

Na programação, as performances “Leia Sua Sorte!” e “Pode Chegar, Freguesia!”, propiciam um momento de interação entre o público presente e os artistas da Cia em Cena Ser, que transformam citações literárias em bons presságios e levam poesia, para alegrar as crianças e adultos presentes.

A Cia de Teatro Titerritório, exibirá a arte do teatro de bonecos com o espetáculo “Rabanete, Rapunzel”. A tragicomédia vai mostrar as aventuras e desventuras de Rapunzel, a menina de longas tranças aprisionada em uma torre.

Os protagonistas, que são bonecos, são manipulados e interpretados pelo gênero oposto: Rapunzel é encenada por um ator enquanto o príncipe por uma atriz. A ideia é que os fantoches de luvas, de varas e as silhuetas, envolvam crianças e adultos numa atmosfera lúdica de muita alegria e riso, preservando viva a tradição de construir bonecos artesanalmente e utilizá-los para contar as mais diversas histórias. O Grupo Mistura da Raça, apresentará o Jongo, uma dança brasileira de origem africana, que é praticada ao som de tambores, como o caxambu ou tambu. É essencialmente rural e faz parte da cultura afro-brasileira. O Jongo tem influência sobre o samba carioca e sobre a cultura popular brasileira como um todo.

O destaque da programação é a Oficina gratuita de Confecção de Caleidoscópio com projeção, que será oferecida ao público pela Cia em Cena Ser. A partir da produção de caleidoscópios, com orientação de educadores, as pessoas poderão posicionar suas criações em frente a uma câmera. Este equipamento, acoplado a um projetor, possibilitará que as pessoas projetem suas imagens em muros e paredes, compartilhando sua obra com todos.

A oficina promove a interação entre adultos e crianças, que se juntam na confecção dos instrumentos. Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um tubo de papelão e pequenos fragmentos coloridos, que, através do reflexo da luz exterior em espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.

Programação – 14h- Grupo de Jongo Mistura da Raça – 15h – Performances literárias “Leia Sua Sorte!” e “Pode Chegar, Freguesia!” – 16h – Teatro de Bonecos “Rabanete Rapunzel” – 17 às 19h- Oficina de Caleidoscópio com projeção – Durante todo o evento, haverá participação de artistas locais da comunidade, com apresentações diversas e oficinas.

Botão Voltar ao topo