fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa Previna realiza ação do Outubro Rosa no Vicentina em São José

O câncer de mama tem 95% de chance de cura se descoberta no início. (Foto: Foto: Lucas Cabral/PMSJC)

O Parque Vicentina Aranha recebeu neste domingo (20) de manhã mais uma ação da campanha Outubro Rosa, mês mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama, realizada pela Prefeitura.

A equipe do programa Previna montou um estande em um dos quiosques do parque com folhetos informativos sobre prevenção de câncer, bottons do Outubro Rosa e um mural de fotos de mulheres que passaram pelo tratamento da doença. As fotos foram produzidas por alunos de Publicidade do colégio técnico da Univap com o objetivo de resgatar a autoestima das pacientes. Também foi montado um painel para selfies, onde o visitante podia usar vários acessórios.

Nas abordagens, os profissionais de saúde reforçavam a necessidade do autoexame e da importância de manter os exames de rotina em dia, sobretudo as mulheres acima de 40 anos. Estagiários das faculdades de medicina também participaram das abordagens.

A ação teve ainda a presença de duas mulheres que enfrentaram o câncer. Francisca Martins da Silva Rocha foi diagnosticada em 2006 e já passou por câncer de mama, do pâncreas e do fígado. “Muitas pessoas têm vergonha de se expor, mas é muito importante falar sobre câncer e conscientizar a população”, afirmou.

A pedagoga Márcia Cristina da Costa Silva recebeu o diagnóstico de câncer de tireoide em 2009. Ela também teve câncer de pescoço. “Hoje me sinto bem e me dou o prazer de cuidar de mim. As campanhas são válidas, mas é preciso que as mulheres façam o autoexame o ano inteiro”, disse.

Essa ação já aconteceu em outras três ocasiões neste mês: no Parque da Cidade (dia 12) e no Terminal Rodoviário Intermunicipal (dias 14 e 16), com cerca de 1.000 pessoas abordadas. A próxima será no dia 24, no Cefe (Centro de Formação Educacional), no Parque da Cidade.

Rede de prevenção

A mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer o exame clínico das mamas pelo menos uma vez ao ano. A mamografia deve ser feita anualmente em mulheres acima de 40 anos ou mais cedo se houver histórico familiar. A doença tem 95% de chance de cura se descoberta no início.

Durante todo este mês, as 40 UBS’s também estão mobilizadas na campanha de orientação sobre o tema, com distribuição de material informativo sobre câncer de mama, câncer de colo de útero, planejamento familiar e intensificação de exames preventivos ginecológicos e mamografias.

Botão Voltar ao topo