fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Professora da Etec de Pinda vence concurso de risotos e irá estudar na Itália

Ana venceu o concurso com a receita que inclui ingredientes típicos da região paulista do Vale do Paraíba. (Foto: Divulgação)

A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS) realizou na manhã desta segunda-feira (21) a final do concurso CPS & Icif: O risoto que te leva para a Itália. A iniciativa é resultado da parceria do CPS com o Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif). Professora da Escola Técnica Estadual (Etec) João Gomes de Araújo, de Pindamonhangaba, Ana Rosa Siqueira venceu a competição com a receita Risoto caboclo da Mantiqueira. Como prêmio, ela vai estudar por até três meses na sede do instituto parceiro, na região italiana de Piemonte, em 2020.

“A proposta foi trazer ingredientes que fazem parte da cultura popular do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira e ainda são exóticos para o paladar da maioria dos brasileiros”, explica a vencedora. A receita inclui, por exemplo, taioba – verdura de folha semelhante à couve – e farofa feita com içá, uma formiga da família das saúvas, também conhecida como tanajura em algumas regiões.

O prêmio cobre também passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante o período de aulas. Ana poderá optar por realizar um estágio em restaurante na Itália. “Espero que seja um momento de guinada, uma experiência que transforme minha vida”, comemora.

Evento aconteceu em SP. (Foto: Centro Paula Souza)

A disputa

A etapa final do concurso ocorreu na Etec Santa Ifigênia, localizada na região central da Capital. Ana e os outros cinco finalistas prepararam suas respectivas receitas, que foram avaliadas por dez jurados, analisando critérios de originalidade, simplicidade na execução e clareza na receita. Participaram do processo seletivo docentes dos cursos técnicos, integrados e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Alimentos, Cozinha, Eventos e Nutrição e Dietética das Etecs.

Foi a primeira vez que a ARInter organizou concurso de culinária para premiar educadores da instituição. Em anos anteriores, as alunas Mariane Félix, da Etec Júlio de Mesquita, de Santo André; e Thayná Cruz, da Etec Carlos de Campos, da Capital; receberam bolsas de estudos pelo Icif depois de participarem de desafios semelhantes. “A proposta da ação é promover a cooperação internacional e o intercâmbio acadêmico, que terá reflexo nas salas de aulas das Etecs”, explica a assessora de Relações Internacionais, Marta Iglesis Farrero.

Veja a receita vencedora:

Ingredientes para duas porções
100 gramas de arroz arbóreo;
40 mililitros de cachaça;
5 gramas de alho;
50 gramas de cebola;
75 gramas de abóbora cabotiá;
20 gramas de taioba;
450 mililitros de caldo de legumes;
5 gramas de açafrão da terra;
10 gramas de içá;
10 gramas de amendoim;
10 gramas de bacon;
50 gramas de manteiga;
100 gramas de queijo tipo parmesão;
uma pimenta cheiro;
uma flor de capuchinha;
raspas de laranja;
sal a gosto.

Modo de preparo

Caramelize levemente a abóbora em manteiga, acrescente água e coloque para cozinhar até ficar bem macia. Fatie a taioba de forma semelhante à couve e refogue rapidamente com alho na manteiga. Refogue também a cebola na manteiga até que fique transparente. Acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Coloque a cachaça para iniciar o cozimento do arroz e soltar o amido para dar cremosidade. Acrescente aos poucos o caldo de legumes, sempre mexendo a mistura.

Depois de agregar a taioba refogada, a abóbora cozida e espremida, finalize com o parmesão e a manteiga, deixando bem cremoso. Para a farofa, refogue bacon, pimenta, amendoim e a içá para que fiquem crocantes e coloque por cima do risoto. Finalize com raspas de laranja e a flor de capuchinha para decorar.

Botão Voltar ao topo