fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Paratletas de Taubaté são convocados para o Mundial em Dubai

Técnico Guto Nascimento e Alessandro Silva. (Foto: Divulgação)

O Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou a lista oficial de paratletas que defenderão o Brasil no Campeonato Mundial de Paratletismo, que será disputado de 07 a 15 de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, teve três paratletas e um treinador confirmados: Alessandro da Silva (classe F11), disputará o Lançamento de Disco e o Arremesso de Peso; Viviane Soares (classe T12), disputará os 100m e os 200m; Felipe Gomes (classe T11) disputará os 100m e os 400m. O técnico Guto Nascimento também estará em Dubai, compondo a comisso técnica brasileira.

Ao todo, o Brasil terá 43 paratletas nas disputas do Mundial de Dubai. O embarque dos taubateanos está previsto para o dia 30 de outubro.

Sobre os convocados
Alessandro Rodrigo da Silva, 34 anos, vai para seu segundo Campeonato Mundial de Paratletismo. Competindo na classe F11, para deficientes visuais, Alessandro competiu no Mundial de 2017, em Londres, onde conquistou a medalha de Ouro no Lançamento de Disco.

Na temporada 2019 vem fazendo ótimo papel. Em agosto disputou os Jogos Parapan Americanos de Lima, no Peru, onde sagrou-se duplamente bicampeão continental, ao faturar Ouro no Lançamento de Disco e no Arremesso de Peso.

Em disputas nacionais Alessandro é soberano e este ano venceu todas as competições que disputou, sempre nas duas provas – Peso e Disco. Coleciona um total de 9 medalhas de Ouro nas etapas do Circuito Loterias Caixa, há pouco mais de uma semana sagrou-se Bicampeão Brasileiro tanto no Peso quanto no Disco.

Atualmente ocupa a 1ª posição no ranking mundial do Lançamento de Disco, com a marca de 45,34m. No Arremesso de Peso, ocupa a 3ª posição do ranking mundial com a marca de 13,48m.

Viviane Soares, 23 anos, vai para seu primeiro Mundial. Em 2019, Viviane conquistou três medalhas nos Jogos Parapan Americanos de Lima (Prata nos 100m / Bronze nos 200m / Prata no Revezamento 4×100). Nacionalmente, a velocista tem mostrado regularidade e é um dos destaques na classe T12, para atletas com deficiência visual. Nas etapas do Circuito Loterias Caixa conquistou três medalhas de Ouro (duas nos 200m e uma nos 100m), e uma de Prata (nos 100m). Recentemente sagrou-se Campeã Brasileira nos 200m rasos, e vice-campeã brasileira nos 100m.

Felipe Gomes, 33 anos, disputará seu terceiro Campeonato Mundial, tendo competido em Doha 2015 e Londres 2017. Em 2019, disputou os Jogos Parapan Americanos de Lima, no Peru, de onde trouxe duas medalhas de Prata – nos 100m e 400m rasos – competindo na classe T11 para deficientes visuais. No Circuito Loterias Caixa deste ano uma medalha de Ouro (100m) e três de Prata (duas delas nos 100m e outra nos 400m). Em setembro, sagrou-se vice-campeão brasileiro tanto nos 100m, quanto nos 400m.

Guto Nascimento, 38 anos, vai para seu primeiro Campeonato Mundial. Atuando como técnico do Programa Esporte Para Todos desde 2013, e como técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2018, é responsável pelos atletas das provas de arremessos e lançamentos do Brasil.

Botão Voltar ao topo