fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Operação Casa Limpa visitará 22 mil imóveis em São José

Agentes visitarão bairros da região sul para recolher materiais que possam servir de criadouros do mosquito. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

Cerca de 22 mil imóveis serão visitados na primeira Operação Casa Limpa de combate à dengue programada para este sábado (19) na região sul de São José dos Campos. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses e equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade da Prefeitura percorrerão bairros da região sul para recolher materiais e objetos que servem de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Nesta ação serão visitados, das 8h às 14h, os bairros Jardim Satélite, Bosque dos Eucaliptos, Vila São Bento, Vila Nair, Vila Letônia, Floradas de São José e adjacências. O sucesso da campanha depende muito da participação e apoio da população. Por isso, os materiais deverão ser colocados na rua pelos próprios moradores entre 7h e 12h.

Serão recolhidos pneus, latas e potes, garrafas, plásticos e lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis e qualquer outro recipiente que acumule água. Não serão recolhidos terra e entulhos de construção, tábuas, madeiras, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas.

O ponto de partida das equipes será a Praça Mario Cesare Porto, no Jardim Satélite, a partir das 8h. Estarão envolvidos na operação mais de 120 agentes do CCZ e seis caminhões que serão utilizados para recolhimento de todo esse material. A Prefeitura irá distribuir sacos de lixo para que os moradores possam descartar os inservíveis.

Esta é a primeira ação de campo do Plano Municipal de Combate às Arboviroses, lançado pela Prefeitura para enfrentar uma possível escalada dos casos de dengue na cidade, sobretudo com a chegada da estação mais quente do ano.

A primeira etapa do plano começou no início de outubro com uma agressiva campanha de publicidade que teve como tema “Não Deixe a Dengue Interromper Vidas”. As ações do plano estão previstas, inicialmente, até julho de 2020. Já as operações Casa Limpa podem ser mensais ou a cada 20 dias, dependendo do resultado das avaliações larvárias programadas pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Desde o início do ano, a Vigilância Epidemiológica registrou 604 casos de dengue e 4 óbitos.

Botão Voltar ao topo