“O Uso de Agrotóxicos” é tema do Aparecida Debate

Share:
(Foto: Juan Ribeiro / Divulgação/TV Aparecida)

Uma das preocupações recorrentes na alimentação diária é com relação a origem de frutas, legumes e verduras que são consumidos. Eles levam ou não agrotóxicos? É difícil saber, não é mesmo? Para discutir “O Uso de Agrotóxicos no Brasil”, a produção do Aparecida Debate desta quarta-feira (16), às 21h15, convocou dois especialistas que estarão no estúdio da TV Aparecida com o jornalista Marcelo Zanini. O programa também vai exibir a reportagem de Camila Morais, que foi a uma feira livre para ouvir a opinião dos consumidores.

O programa vai analisar o fato de muita gente não se preocupar, sequer, com os cuidados de higienização dos alimentos antes do consumo. E mais: será que uma bucha com água e sabão resolve o problema para retirar os resíduos?

O Aparecida Debate ainda irá avaliar o novo marco regulatório, anunciado em julho deste ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Será que esse novo marco muda o jeito de classificar os pesticidas no País? O programa vai mostrar que o anúncio da Anvisa recebeu muitas críticas. Para os ambientalistas, esse marco é uma autorização para liberar o uso de novos registros de agrotóxicos.

É muita polêmica e muita dúvida. Para discutir o tema, a produção convocou os seguintes convidados: Marcelo Morandi, engenheiro agrônomo com Doutorado no Canadá em Agronomia e Fitopatologia. Ele é chefe da Embrapa Meio Ambiente, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E ainda Tito Lívio Maule Filho, advogado, geógrafo e professor. Mestre em Direito Internacional e Comparado pela Universidade de Bruxelas. Também é doutor em Geografia Humana pela USP.

Aparecida Debate, quarta-feira, às 21h15.