fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Núcleo de Educação Ambiental da Suzano realiza oficina de minhocário em escola municipal de Areias

Atividade fez parte da programação da Vigília da Primavera, em homenagem ao Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul, e teve participação de crianças do programa Ecoagentes Mirins. (Foto: Divulgação)

O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Suzano participou na semana passada da Vigília da Primavera, em Areias (SP), com a realização de oficinas de minhocário para 80 alunos na EMEF Professor Antônio Pinto de Carvalho Neto. O NEA também promoveu uma palestra sobre o programa Ecoagentes Mirins, com a presença de cerca de 250 estudantes e professores.

A intenção foi abordar a questão da destinação dos resíduos orgânicos, mostrando que é possível diminuir a quantidade de lixo enviada aos aterros. Duas crianças do Ecoagentes Mirins, que participam de encontros com o objetivo de gerar a sensibilização ambiental, estiveram presentes para falar sobre os conteúdos desenvolvidos durante as aulas do programa e auxiliar na construção do minhocário.

“O correto encaminhamento de resíduos é um dos temas importantes que o NEA trabalha, por meio de palestras, oficinas e orientações. Isso incentiva as pessoas a adotarem em suas casas tecnologias sustentáveis de baixo custo como o minhocário”, diz a consultora de Meio Ambiente da Suzano, Camila Reggiani da Silva.

A Vigília da Primavera foi um evento especial em alusão ao Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul, celebrado anualmente em 23 de setembro. A programação contou com atividades nas escolas e comunidade, acampamento e seminários, além de uma Expedição Ambiental à Nascente do Rio Paraíba do Sul.

A iniciativa faz parte do projeto “Nascente do Paraíba”, apoiado pela Suzano, que reúne entidades ligadas ao meio ambiente, poder público e comunidade em prol de objetivos como o reflorestamento da área da principal nascente do curso inicial do Rio Paraíba do Sul, localizada em Areias, e o desenvolvimento de um centro de educação ambiental no local.

“O ‘Nascente do Paraíba’ já está trazendo resultados concretos, graças ao engajamento dos participantes, e o NEA continuará contribuindo com debates e ações para conservação do rio Paraíba do Sul”, afirma a consultora.

O projeto tem ainda como metas criar instrumentos de mobilização social e educação ambiental para restauração florestal e preservação de nascentes, rios e cachoeiras, buscando o desenvolvimento do turismo pedagógico, ecológico e de aventura a partir do município, com destino à nascente; promover eventos e ações educativas nas escolas e na comunidade, além de elaborar um Plano de Educação Ambiental para ser desenvolvido pelo município a partir de 2020.

As ações são conduzidas seguindo os conceitos da permacultura – modelo que cria ambientes produtivos e educativos que propiciam a convivência harmônica do homem com a natureza – e que contribuem para o entendimento do que é Desenvolvimento Sustentável.

O projeto também inclui o “Memorial da Nascente do Rio Paraíba do Sul”, inaugurado na Casa da Cultura de Areias, com a instalação do primeiro Polo de Pesquisas e Educação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Botão Voltar ao topo