fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Marinha do Brasil inicia a “Operação Verão 2019” no Amazonas

Em Manaus, a ação acontece por meio da fiscalização de embarcações de esporte e recreio. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Desde o dia 5 de outubro de 2019, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) subordinada ao Comando do 9° Distrito Naval (Com9°DN) realiza a “Operação Verão 2019”. A ação visa intensificar a fiscalização sobre embarcações de recreio e lazer nos rios, praias e balneários do Estado do Amazonas.

Em Manaus, a ação acontece por meio da fiscalização de embarcações de esporte e recreio (jet-skis, lanchas e iates) nas principais praias: Ponta Negra, da Lua, Tupé, Dourada, Prainha; e nas Marinas localizadas no Igarapé do Tarumã. Durante as abordagens, os Inspetores Navais da CFAOC verificam a documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, visando a Segurança da Navegação, a Salvaguarda da Vida Humana e a Prevenção da Poluição Hídrica.

Ações educativas também estão sendo realizadas, por meio de palestras em escolas e marinas da cidade, orientando e educando a população quanto à importância da mentalidade marítima.

Até a presente data, foram realizadas 392 abordagens às embarcações, 25 notificações e quatro apreensões.

A operação também contribui para melhorar a segurança das pessoas que viajam nessas embarcações assim como a dos banhistas, que utilizam as praias dos rios para lazer, visando a redução de acidentes. Vale ressaltar que, a responsabilidade do cumprimento das Leis da Segurança da Navegação compete também aos proprietários e condutores das embarcações. Caso o passageiro constate alguma irregularidade, ele poderá contribuir denunciando pelos telefones: 99302-5040, que também funciona como WhatsApp e 185 – Marinha – Emergências Marítimas/Fluviais.

Confira as recomendações da Marinha do Brasil nos rios:
1) Faça a manutenção preventiva e correta da sua embarcação;
2) Tenha a bordo o material de salvatagem prescrito pela Capitania;
3) Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas;
4) Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;
5) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios;
6) Mantenha seus equipamentos de comunicação sempre funcionando;
7) Conduza a embarcação com prudência e dentro dos limites da velocidade;
8) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação;
9) Mantenha a distância de 200 metros das margens, praias e de banhistas; e
10) Não polua.

Botão Voltar ao topo