fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Mais de 40 novos agentes comunitários de saúde tomam posse em Caraguatatuba

(Foto: Luis Gava/PMC)

Quarenta e três novos agentes comunitários de saúde (ACS) tomaram posse nesta quinta-feira (03/10), para ocupar o cargo junto à Secretaria de Saúde de Caraguatatuba por meio do processo seletivo 01/2019.

Com a admissão destes profissionais, a cidade terá em todo município 183 agentes comunitários. Estes agentes irão atuar nas regiões que contemplam os bairros Tinga, Perequê-Mirim, Porto Novo, Jaraguazinho, Sumaré, Morro do Algodão, Jetuba, Casa Branca e Massaguaçu.

A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Centro de Referência da Saúde da Mulher – Pró Mulher, e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, a primeira dama de Caraguatatuba e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, secretário de Saúde, Amauri Toledo, secretária adjunta, Derci Toledo e representantes da Divisão da Atenção Básica da Secretaria de Saúde.

O prefeito deu as boas vindas aos novos agentes, falou da importância do trabalho de cada um deles nas ações casa a casa e ressaltou as principais ações realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde nesta gestão. “Com o trabalho de vocês, vamos cobrir 100% do município. Quando eu assumi, tínhamos 24 equipes; com a chegada de vocês, atingimos 34 equipes e cobrimos 100% da Atenção Básica do município”, explicou.

Aguilar Junior também passou aos agentes a atualização de cada obra que vem sendo feita na área da Saúde. “Em 2,5 anos, já entregamos três Unidades Básicas de Saúde (UBS), a UBS Adhemir Reis, no bairro Perequê-Mirim, a UBS Sumaré e a UBS Jetuba. Está em construção a UBS Rio do Ouro e, no Golfinho, já estamos no projeto executivo para outra UBS. Além disso, temos a UBS 24h no Massaguaçu, aberta no 2º ano de governo”, destacou.

O prefeito também informou aos presentes que, nos próximos meses, será inaugurada a UBS Sul. “Paralelo a tudo isso, estamos aumentando o número de leitos na Casa de Saúde Stella Maris. Teremos no local 54 novos leitos com verba municipal”, explicou. Ele também falou aos presentes sobre o fluxo da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

Além disso, Aguilar Junior também ressaltou a importância da reforma já entregue do Centro de Atendimento à Comunidade Bernadete dos Santos Reis, no Poço das Antas; a entrega do Caps 2, já em funcionamento atrás da UBS Sumaré e da inauguração do Caps AD em Caraguatatuba, que ocorrerá nos próximos dias.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirmou que estes novos agentes comunitários serão os olhos da Secretaria de Saúde dentro das casas. “Hoje vocês passam a fazer parte da grande responsabilidade de ajudar a população em suas dificuldades, ao levar um encaminhamento e enxergar as dificuldades de perto. A minha maior felicidade é levantar todos os dias, sabendo que eu posso ajudar alguém”, afirmou.

A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, destacou que a categoria dos agentes comunitários de Saúde é a mais importante nos serviços de saúde. “Todo esforço no setor público é reconhecido de alguma forma, por meio de um bom atendimento à população. O agente comunitário pode se envolver em qualquer função, desde que trabalhe com satisfação. É importante lembrar que estamos levando a vida da população em nossas mãos”, destacou.

Atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Os profissionais vão compor as Equipes de Saúde da Família (ESF) que atuam nos bairros. A partir desta quinta-feira, eles passam por treinamento e serão certificados pelo Centro Formador de Recursos Humanos do Estado de São Paulo (CEFORH).

Entre os assuntos abordados estão as ações da Vigilância Epidemiológica municipal; a importância da vacinação, Centro de Referência da Mulher, Banco de Leite, atendimento SUS, Tuberculose, Sífilis, entre outras temáticas voltadas ao dia a dia da Secretaria de Saúde.

Botão Voltar ao topo