fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Inteligência artificial: o que esperar em um futuro próximo no Senac Guará

Especialista do Senac Guaratinguetá analisa a aplicação da tecnologia no dia a dia e a falta de profissionais qualificados no mercado. (Foto: Pixabay)

Assistentes virtuais de smartphones que obedecem ao comando de voz, softwares de gestão que fazem controle de estoque e previsão de demanda, máquinas que analisam comportamentos e identificam atitudes anormais de internautas para prevenir fraudes. A inteligência artificial já faz parte do cotidiano e a tendência é que ela facilite cada vez mais a realização de tarefas da vida humana.

José Afranio Volpato Junior, docente da área de tecnologia da informação do Senac Guaratinguetá, destaca que, com o surgimento da indústria 4.0, representada pelo avanço da automação, é inevitável o uso da inteligência artificial, da internet das coisas e da internet de serviços. Segundo ele, na atualidade, quase tudo o que é gerenciável necessita de um software e de uma base de dados, desde a agricultura até o sistema de saúde pública.

“Apesar disso, é preciso ter calma. Carros autônomos e robôs não dominarão o mundo, como retratado em filmes e histórias de ficção. A inteligência artificial depende da interferência humana em sua configuração, motivo para acreditar que ela não substituirá o trabalho desenvolvido por pessoas. O que podemos esperar são mais vagas para serviços na área da tecnologia da informação, novos meios de emprego e uma revolução na forma de trabalhar”.

Um estudo recente do Institute for Business Value elucida esse cenário. De acordo com a publicação, mais de 120 milhões de trabalhadores nas 12 maiores economias do mundo podem precisar se recapacitar para o mercado nos próximos três anos, motivados pelo avanço da inteligência artificial. Seja o profissional da área de TI ou não, será fundamental conhecer e saber usar as novas ferramentas no âmbito profissional.

José Afrânio ressalta que embora exista desemprego, sobram vagas de trabalho também por falta de qualificação de profissional. “Um país desenvolvido possui, no mínimo, 30% de todo mundo do trabalho voltado para a área de TI. No Brasil, temos falta dessa força de trabalho, precisamos de técnicos em informática, programadores, gerenciadores de bancos de dados, web designers. Hoje importamos muitos softwares voltados a atender as necessidades que possuímos, enquanto deveríamos gerar e criar mais tecnologia por meio de estudos voltados para essa área”, conclui.

Formação na área
Para os interessados em desenvolver suas habilidades na área de tecnologia da informação, o Senac Guaratinguetá está com inscrições abertas para o curso de curta duração: After Effects CC – finalização e efeitos para vídeo; MS Project 2016 – ferramenta de planejamento e gestão de projetos; PHP com MySQL; Revit 2019 Avançado – criação de famílias e documentação; e ketchup Pro Avançado com V-ray – Maquete Eletrônica.

Serviço:
After Effects CC – finalização e efeitos para vídeo
Data: 26 de novembro a 12 de dezembro de 2019
Horário: de terça a sexta-feira, das 13 às 17 horas

MS Project 2016 – ferramenta de planejamento e gestão de projetos
Data: 4 a 11 de dezembro de 2019
Horário: de segunda a quinta-feira, das 13 às 17 horas

PHP com MySQL
Data: 20 de novembro a 3 de dezembro de 2019
Horário: de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas

Revit 2019 Avançado – criação de famílias e documentação
Data: 20 de novembro a 9 de dezembro de 2019
Horário: de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas

Sketchup Pro Avançado com V-ray – Maquete Eletrônica
Data: 4 a 19 de novembro de 2019
Horário: de segunda a quinta-feira, das 14 às 18 horas

Senac Guaratinguetá
Local: Avenida Dr. João Baptista Rangel de Camargo, 50 – Centro – Guaratinguetá/SP
Informações e inscrição: www.sp.senac.br/guaratingueta

Botão Voltar ao topo