fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

IBGE inicia trabalhos do Censo Demográfico 2020 em Caraguatatuba

(Foto: Divulgação/PMC)

Representantes da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Tribunal de Justiça, Polícia Militar e Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE) se reuniram com servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para discutir os preparativos do Censo Demográfico 2020 no município, entre os meses de agosto e outubro.

A primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo da cidade foi realizada nessa terça-feira (22/10), na Videoteca Lúcio Braum, no Centro.

Além de funcionários de diversos órgãos públicos, o encontro também contou com a participação do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Francisco Carlos Marcelino; do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes; do vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar; e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos.

Durante a reunião o coordenador de Área do Censo 2020, Marcílio Quirino de Oliveira Filho, falou sobre a importância da colaboração de todos na contagem da população de Caraguatatuba, bem como solicitou apoio na divulgação dos trabalhos dos recenseadores durante a pesquisa e comentou a relevância dos dados obtidos para implementação de políticas públicas e recebimento dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Até o início do Censo 2020 em agosto do ano que vem, o IBGE promoverá outras reuniões com representantes do poder público e da sociedade civil organizada, com o intuito incentivar a participação da comunidade local, dar transparência à pesquisa no município e buscar apoio e parcerias para viabilizar as atividades censitárias, colaborando com a instalação de postos de coleta.

Atualmente, a estimativa do IBGE é que Caraguatatuba possua 121.532 habitantes. O Censo 2010 registrou 100.840 pessoas residentes no município. De acordo com o instituto, 123 recenseadores e 16 supervisores devem participar do Censo Demográfico 2020 no município.

Botão Voltar ao topo