Futebol Sub-8 no Martins Pereira comemora Dia da Criança em São José

Share:
No ano passado, o festival foi um sucesso, promovendo o encontro de equipes de base de toda a cidade e de municípios vizinhos. (Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

O Estádio Martins Pereira, na região central de São José dos Campos, vai abrigar na manhã do próximo sábado (12), das 7h30 às 13h, uma das atrações que a Prefeitura de São José dos Campos reservou para o Dia da Criança: o 3º Festival de Futebol Sub-8.

Disputarão a competição cerca de 240 crianças, de até 8 anos de idade, que praticam futebol em 16 escolinhas públicas e particulares de São José e dos municípios de Monteiro Lobato, Caçapava e Taubaté. O evento é aberto ao público.

Segundo a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, responsável pela organização, o objetivo do festival é proporcionar às crianças um dia de diversão, lazer e aprendizado, dentro de uma perspectiva de alegria, sabedoria e animação através da prática do futebol.

O festival terá apoio da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana, que farão a segurança e a organização do trânsito no entorno do estádio. Duas ambulâncias estarão de plantão no interior do Martins Pereira para atendimento em caso de acidente.

Na apresentação das equipes, em torno das 7h50, haverá apresentação de cães treinados da Sociedade Valeparaibana de Cães Pastores Alemães de São José dos Campos.

Como será

O torneio será disputado em três fases. Na primeira, serão formados quatro grupos com quatro times em cada um, que jogarão no mínimo três vezes e no máximo cinco.

O gramado do Martins Pereira será dividido em quatro campos de 45 metros de comprimento por 30 metros de largura. A decisão de reduzir o tamanho dos campos foi tomada para estimular um maior contato com a bola, maior número de finalizações, maior tempo de bola rolando e para dosar o esforço físico dos atletas.

Os times entrarão em campo com oito jogadores, sendo sete na linha e um goleiro. As substituições serão ilimitadas e sem necessidade de paralisação do jogo. As partidas terão dois tempos de 12 minutos, com cinco minutos de intervalo.

Haverá entrega de troféus e medalhas para as equipes classificadas do 1º ao 4º lugar. Cada criança participante receberá lanche, água e medalha de participação.

Equipes

Entre os participantes, estão escolinhas do Santos, São Paulo e Corinthians, grandes clubes do futebol brasileiro. A escolha dos 16 obedeceu critérios técnicos estabelecidos pela organização.

Deverão participar as seguintes equipes: Escola Meninos da Vila de Taubaté (Santos), Escola de Caçapava (São Paulo), Escola Chute inicial de São José dos Campos (Corinthians), Escola de São José dos Campos (São Paulo), Esplanada Society Unidade Colinas, Moreiras’s Sport, R10 Soccer, EC Oriente, Esportivo Galo Branco, União Joseense, Pré-Pac, Daec Norte, Daec Sul, Daec Leste e Daec Sudeste, todas de São José dos Campos, e Escolinha da Prefeitura de Monteiro Lobato.