fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Exposição no Museu de Arte Sacra em São José destaca escapulários e santos

Flâmula de Santo Antônio, uma das peça da exposição que já pode ser visitada. (Foto: Divulgação/PMESP)

Com autoria da artesã autodidata Ana Aparecida, a exposição ‘Estandartes – Santos Católicos’ está aberta no Museu de Arte Sacra, na região central de São José dos Campos.

A mostra traz 18 imagens de diversos santos em escapulários de tecido, como Nossa Senhora Aparecida, São José, São Judas Tadeu, São Francisco de Assis, entre outros. A coordenação é da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Na tradição católica, escapulários são faixas de tecido unidos por um cordão que religiosos usam sobre o peito e ombros, variando de cor, tamanho e estilo. A palavra surgiu a partir do latim ‘scapula’, que quer dizer ‘armadura’ ou ‘proteção’, referente também à região do ombro e da escápula.

Segundo a tradição, o objeto apareceu pela primeira vez em 1251, quando Nossa Senhora do Carmo teria aparecido a São Simão Stock trazendo o escapulário na mão e dizendo: “aquele que morrer usando o escapulário com devoção não padecerá no fogo eterno”.

Perfil

Ana Aparecida trabalha com artesanato desde 1990, confeccionando peças em tecidos, fuxico e pedrarias. Começou a expor seu trabalho em feiras e festas tradicionais de São José dos Campos. Atualmente, trabalha ao lado da filha, criando diversos artigos em arte sacra, como terços e enfeites.

Museu de Arte Sacra
Travessa Chico Luiz, 57 – Centro
Visitação até 20/12, de terça a sexta, das 9h às 17h

Botão Voltar ao topo