fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Escolas municipais de Ubatuba oferecem merenda com produtos de agricultura familiar

Prefeitura fomenta economia local; parte da produção já possui selo orgânico. (Foto: Divulgação/PMU)

Todas as escolas municipais de Ubatuba, desde as unidades de creche ao Fundamental II, recebem alimentos provenientes da agricultura familiar. São diversos tipos de frutas, legumes e verduras que abastecem as cozinhas das unidades e ajudam a tornar a alimentação escolar ainda mais gostosa e nutritiva.

Os insumos são enviados e as merendeiras, que integram a empresa Seleta, preparam as refeições de acordo com o cardápio elaborado por uma equipe especializada de nutricionistas. Além disso, as próprias merendeiras participam regularmente de cursos de atualização, que enfatizam a importância do cuidado no manejo dos alimentos e, também, a lidar com situação como, por exemplo, confecção diferenciada de refeições para crianças alérgicas que possuem laudo médico.

“Os cardápios são elaborados com antecedência, de acordo com as necessidades nutricionais de cada faixa etária. Além do valor nutricional, priorizamos os alimentos regionais, além dos hábitos alimentares da criança”, explicou a nutricionista da secretaria de Educação da Prefeitura, Eleine Macário.

Aproximadamente 30 famílias de produtores rurais de Ubatuba, São Sebastião e Tremembé enviam, semanalmente, suas produções para a seção de Alimentação Escolar, que pesa, confere, embala e distribui os alimentos.

Mandioca, banana, alface, rúcula, berinjela e pimentão são alguns dos produtos fornecidos pelos produtores rurais da agricultura familiar, além da polpa de frutas e do mix de juçara –com produção específica em Ubatuba (na comunidade do Sertão do Ubatumirim) – que acaba sendo um sucesso entre as crianças. Vale lembrar que uma parte dessa produção já possui o selo de garantia de produto orgânico.

Botão Voltar ao topo